Prefeito de Goiânia troca comando da guarda municipal após polêmica
Iris Rezende aceitou o pedido de exoneração de José Eulálio e nomeou o chefe de gabinete Gilásio Athaíde para o cargo – Foto: reprodução.
Nielton Soares
Após suposto vazamento de fotos íntimas próprias, o presidente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), José Eulálio Vieira, se reuniu com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), na tarde desta segunda-feira (7), e entregou o cargo, que será assumido pelo chefe de gabinete Gilásio Athaíde Cavalcante Filho.
Eulálio registrou, na última terça-feira (1º), um boletim de ocorrências no 20º Distrito Policial de Goiânia, no Setor Sudoeste, alegando está sendo vítima de difamação do presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patriota), e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia), Ronaldo Gonzaga dos Santos.
Segundo o ex-presidente da guarda, a perseguição dos dois citados já se prolonga por oito meses, quando espalharam o boato que ele teria encaminhado fotos íntimas para uma servidora pública. Por outro lado, Eulálio acusa Policarpo de mostrar as imagens para outros vereadores.
Na ocorrência, consta a negação do envio das fotos e disse tratar-se de uma “montagem”, com fotos que foram enviadas para um grupo de mensagens. Para Eulálio, isso não passa de uma perseguição e “pressão” para que ele deixasse o cargo.
A defesa de Romário Policarpo e Ronaldo Gonzaga, por nota, afirmou que os dois sempre mantiveram “postura de absoluta cordialidade e parceira institucional e profissional com o presidente da GCM”. A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiânia e do Sindigoiânia, mas não foi atendida.
Nota na íntegra da Prefeitura
A prefeitura de Goiânia informa que o prefeito Iris Rezende aceitou, na tarde desta segunda-feira, 7/10, o pedido de exoneração do comandante José Eulálio Vieira, da presidência da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. No uso de suas atribuições legais, o prefeito nomeou o chefe de gabinete Gilásio Athaíde Cavalcante Filho para assumir, cumulativa e interinamente, o cargo de presidente.
O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo, e o presidente do Sindicado dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia), Ronaldo Gonzaga dos Santos, receberam com absoluta surpresa a notícia sobre a ocorrência registrada pelo presidente da Guarda Civil Metropolitana, José Eulálio Vieira.
Romário Policarpo e Ronaldo Gonzaga sempre mantiveram postura de absoluta cordialidade e parceira institucional e profissional com o presidente da GCM, instituição a cujos quadros pertencem.
Não há quaisquer fatos ou elementos que liguem o presidente da Câmara de Goiânia e o presidente do Sindigoiânia ao alegado vazamento das imagens, o que restará comprovado na apresentação de suas defesas técnicas.