Evento em shopping relembra antigas brincadeiras de rua neste sábado
Evento tem entrada gratuita neste sábado (12), das 9h ao meio-dia, e propõe de uma rotina mais ativa e menos sedentária para a criançada. Foto: Internet
Aline Bouhid
Quem quiser relembrar com seus filhos os velhos tempos das brincadeiras de rua, como amarelinha, pique-pega, queimada e outros, poderá fazê-lo durante a programação especial oferecida por um centro de compras do Setor Marista. Evento tem entrada gratuita neste sábado (12), das 9h ao meio-dia, e propõe de uma rotina mais ativa e menos sedentária para a criançada. Haverá ainda pintura do rosto, balões, brinquedoteca, mesa de comidinhas e até oficina de culinária infantil.
A programação no Órion Shopping alerta sobre necessidade de uma rotina mais ativa e menos sedentária para criançada de hoje. Segundo a OMS, 78% das crianças brasileiras não seguem recomendação mínima de ao menos uma hora por dia de movimentação mais intensa. Criança que fica muito tempo parada, sem atividade física, pode ter dificuldade para desenvolver habilidades como equilíbrio, coordenação motora, desenvolver obesidade e outros problemas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os pequenos devam ter no mínimo uma hora por dia de movimentação mais intensa, o que não tem sido feito pela grande maioria das crianças brasileiras, já que 78% delas não seguem tal recomendação, segundo levantamento da própria OMS. Para muitos especialistas em saúde infantil, o problema está no moderno estilo de vida das crianças de hoje, que não são tão adaptadas àquelas tradicionais brincadeiras de rua e mais imersas no universo tecnológico de celulares e tablets.
As atividades da animação infantil, incluindo as brincadeiras de rua, serão coordenadas pela médica pediátrica Isabela Santiago. Ela é diretora da Bela Infância Clínica Pediátrica, que está realizando o evento em parceria com o Órion Complex.
Arrecadação de brinquedos
O Dia das Crianças no Órion abrirá espaço também para exercitar a solidariedade. Na recepção do evento será montado um ponto de arrecadação de brinquedos novos e usados em bom estado de conservação, que serão doados a crianças assistidas por instituições filantrópicas da capital. “Essa ação será uma oportunidade para as crianças aprenderem outro importante valor: a solidariedade”, acrescenta Patrícia Naves.
* Com informações de Assessoria