Celulares adiantam relógio em uma hora, mesmo sem horário de verão
Horário de verão dos brasileiros deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), mas foi revogado por Jair Bolsonaro em abril| Foto: Divulgação
Da Redação
Apesar de ter sido revogado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o horário de verão – ou a falta dele – agitou as redes sociais durante a madrugada desta domingo (20). No Twitter, centenas de internautas relataram que os celulares adiantaram automaticamente em 1 hora e questionaram o horário certo e muita gente chegou com antecedência aos compromissos deste domingo.
O horário foi atualizado automaticamente pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo.
A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos. Para evitar a confusão, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.
No ano passado, em que o horário de verão começou em 4 de novembro, o terceiro final de semana de outubro também foi marcado por confusão já que celulares foram atualizados automaticamente.