MP denuncia João de Deus novamente por crime sexual
João de Deus é denunciado pelo MP mais uma vez. MP estima que número de vítimas seja superior a 300. Foto: TV Anhanguera
Aline Bouhid
Na manhã desta terça-feira (29), o Ministério Público de Goiás (MP-GO) apresentou nova denúncia contra João de Deus por crime sexual. Além das denúncias por abuso durante atendimentos, ele responde a processos por corrupção de testemunha, coação e por posse ilegal de armas. O MP estima que número de vítimas seja superior a 300.
Esta é a décima denúncia por crime sexual apresentada contra ele. João de Deus está preso desde dezembro do ano passado e nega ter cometido os abusos. Os crimes que motivaram a nova denúncia ocorreram entre 2015 e 2016. São 15 casos ao todo, mas apenas cinco poderão ir a julgamento, porque os outros prescreveram.
De acordo com o promotor Luciano Miranda, a prescrição de 10 casos foi por conta da idade de João de Deus que tem 78 anos. “A partir dos 70 anos de idade, o prazo prescricional cai pela metade. Esse crime prescreveria em 20 anos, no caso dele prescreve em 10. Ou seja, só entram os casos de 2010 pra cá”, explicou ele ao G1.
Alegando problemas de saúde, a defesa tem tentando transferir João de Deus para prisão domiciliar. O pedido foi negado pela justiça. Ele já saiu do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia diversas vezes para fazer exames.
Há dez dias, o último laudo médico da Justiça concluiu que João de Deus não tem nenhuma condição física ou mental que o impeça de continuar na cadeia, e que os tratamentos necessários podem ser realizados com ele na prisão.
* Com informações do G1