Goiás bate meta de vacinação contra o sarampo na primeira etapa
Foram atendidas crianças de 1 a 2 anos; segunda etapa será realizada do dia 18 a 29 de novembro para faixa etária de 20 a 29 anos – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Da Redação
Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em Goiás, foram aplicados 73.267 doses da tríplice viral. O público alvo foram crianças da faixa etária de 1 ano a menores de 2 anos. Ao todo, a campanha alcançou a cobertura de 100,18%, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) em comunicado nessa terça-feira (29).
O titular da pasta, Ismael Alexandrino, reforçou que é necessário atenção para a segunda etapa da vacinação, que será realizada do dia 18 a 29 de novembro, para adultos de 20 a 29 anos, com o dia “D” de mobilização social, em 30 de novembro.
“O Estado como um todo bateu a meta, mas há municípios que estão abaixo do esperado, então, precisamos que os secretários municipais nos ajudem com a campanha. E o fato de a segunda etapa ser para pessoas de 20 a 29 anos não exclui que outras idades sejam vacinadas”, explicou o secretário.
Evento
A divulgação dos dados aconteceu durante reunião ordinária da 9ª Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Goiânia. Na oportunidade, foi anunciado aos municípios acerca das inscrições do curso de Qualificação das Ações de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde de Goiás (SUS-GO) – 2ª Edição.
O curso tem carga horária de 162 horas na modalidade de educação a distância (EaD), o curso é voltado para servidor público de nível superior vinculado ao SUS, podendo ser das esferas municipal ou estadual de saúde de Goiás. Ao todo, estão sendo ofertadas 350 vagas, com previsão do início do curso em 18 de novembro de 2019. As inscrições podem ser feitas até 8 de novembro, pelo site da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap-GO).
A Comissão Intergestores Bipartite é o fórum de negociação entre o estado e os municípios na implantação e operacionalização do SUS, como pactuações de acordos estabelecidos entre os entes federativos envolvidos por meio de consensos para a operacionalização e o aprimoramento do sistema. (Com informações da Agência Brasil)