Campeonato Goiano mantêm a fórmula para 2020 e 18 datas
Atlético e Goiás votaram para a redução de datas no Goianão, mas foram votos vencidos – Foto: Solimar Oliveira
Felipe André
A Federação Goiana de Futebol (FGF) realizou na manhã desta quarta-feira (6) o conselho técnico do Campeonato Goiano 2020, na capital goiana. A fórmula de disputa foi mantida e apesar da sugestão de 16 datas, que apenas Atlético e Goiás votaram a favor, a competição terá 18 datas de jogos. As 12 equipes participantes foram divididos em dois grupos. O Goianão 2020 tem início no dia 22 de janeiro e tem sua segunda partida da final marcada para o dia 26 de abril.
Os clubes de um grupo enfrentam as equipes do outro grupo em dois turnos. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois piores da classificação geral serão rebaixados para a Divisão de Acesso de 2021.
Grupo A
- Atlético
- Vila Nova
- Goianésia
- Anapolina
- Aparecidense
- Iporá
Grupo B
- Goiás
- Goiânia
- Jaraguá
- Anápolis
- Grêmio Anápolis
- Crac
Na fase final (oitavas, quartas, semi e final) será mantido a vantagem de decidir em casa para o melhor mandante. O Goiás sugeriu em votação uma alteração, para que a melhor equipe tivesse também uma vantagem além de apenas decidir em casa, a possibilidade foi negada pelos outros clubes.
Os clássicos goianos vão continuar sendo realizados com apenas uma torcida. Goiás e Vila Nova tem proibição de duas torcidas estabelecidos na justiça, entretanto qualquer um dos dois ao enfrentar o Atlético Goianiense também terá que ter apenas os torcedores da equipe mandante. O Goiânia ficou fora dessa estipulação e será analisado mais próximo do campeonato a possibilidade de ter duas torcidas, em caso de jogos contra os clubes da capital.