Quase duas toneladas de drogas são apreendidas em oito dias, em Goiás
Ação é resultado do trabalho de inteligência e integração que envolve as polícias goiana, federal e de outros – Foto: Divulgação
Leandro de Castro
Em um período de oito dias, foram apreendidas quase duas toneladas de drogas em operações realizadas pelo interior de Goiás. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) via Comando de Operações de Divisas (COD). Consideram somente as grandes ocorrências no período entre 25 de outubro e 1º de novembro.
A maior operação dos últimos dias foi registrada em 30 de outubro. Na ocasião, policiais militares ligados ao COD e às Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) apreenderam 700 quilos de maconha. O carregamento foi interceptado na GO-206, perto de Cachoeira Alta. Já no dia 25, o COD apreendeu 100 quilos de drogas perto de Turvânia. Na ocasião, ainda foram apreendidas duas armas de fogo.
Outras ações de destaque envolveram forças policiais federais e do Estado de Minas Gerais. No dia 28 de outubro, uma operação integrada entre a Polícia Militar de Goiás e a Polícia Federal resultou na apreensão de 530 quilos de maconha. O caso foi registrado na BR-060, perto de Guapó. Por fim, na última sexta-feira (1º), outros 600 quilos de maconha foram apreendidos graças a uma ação que envolveu as polícias militares de Goiás e de Minas Gerais.
Com as ocorrências citadas, sobe para mais de 50 a quantidade de toneladas de drogas retiradas de circulação em Goiás entre janeiro e 1º de novembro deste ano. O governador Ronaldo Caiado afirmou que o saldo positivo é resultado de um trabalho pautado na integração, inteligência e integridade.
“Estamos buscando parcerias, especialmente nas regiões de fronteiras do Estado de Goiás. E esse fato específico, da apreensão de entorpecentes, é algo impressionante. O número de drogas apreendidas cresce a todo o momento”, salientou Caiado.
As operações registradas nesse período de oito dias são desdobramento de investigações e monitoramento das facções criminosas. Além da droga tirada de circulação, quatro quadrilhas especialistas foram desmanteladas. “É impressionante como a bandidagem é insistente. Mas nossa polícia tem sido referência no Brasil”, disse o governador, parabenizando o trabalho que as forças policiais goianas vem apresentando este ano.
A maior parte dos flagrantes envolvendo tráfico de drogas é registrada na região Sudoeste do Estado. Isso porque, segundo o comandante do COD, tenente-coronel Vanderlan Rodrigues, há uma alta importação de entorpecentes do Paraguai. Para chegar a grandes centros, como Região Metropolitana de Goiânia e Distrito Federal, os traficantes utilizam a fronteira entre Goiás e Mato Grosso do Sul.
O tenente-coronel ainda endossou a fala do governador sobre as investigações que são realizadas a várias mãos, com compartilhamento de informações e colaboração. Tudo isso, analisou, contribuiu diretamente para quantidade de apreensões em tão curto espaço de tempo. “É resultado desse trabalho integrado, entre polícias estaduais e federais, no combate ao tráfico”, reafirmou.