Campanha de Goiás começa com chuva de medalhas no atletismo
Paulo Eduardo Arantes conquistou o ouro no lançamento de dardos, classe F41 – Foto: Divulgação/Seel
Felipe André
O primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, foi muito proveitoso para o esporte goiano, representado pelos 70 atletas enviados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A delegação de Goiás, a quarta maior da competição, se saiu bem no atletismo e conseguiu sete medalhas no esporte com o maior número de categorias do evento. A maioria delas, inclusive, teve a cor dourada.
A chuva de medalhas goians começou com Vitória Maria Pinheiro, que conquistou o ouro no arremesso de peso, classe F21, destinado a crianças com síndrome de down. Vitória ainda vai voltar à pista de atletismo nos próximos dias de competição para disputar provas de velocidade.
Uma dupla de Cidade Ocidental também fez bonito no primeiro dia de disputas. Thayane Pereira conquistou o ouro nos 75 metros, classe T13, para estudantes de baixa visão. A garota de 16 anos começou a treinar há apenas dois meses e venceu logo em sua primeira competição. “Mesmo com o meu problema, sempre me acostumei a correr na rua, tive uma ‘infância raiz’”, brincou a atleta. Já Carlos Vinícius Moreira cravou a medalha dourada ao vencer no lançamento de dardos, classe F56, para cadeirantes. Paulo Eduardo Arantes também faturou o primeiro lugar no lançamento de dardos, classe F41, para atletas com nanismo.
A delegação goiana também faturou medalhas em outras modalidades. No judô para deficientes visuais, João Vitor Santana ficou com o ouro após três vitórias por ippon, sendo uma delas com apenas dois segundos de luta. Já o tênis de mesa rendeu uma medalha de prata na disputa por equipes, perdendo a final para São Paulo.