Caiado se reúne com executivos chineses para parcerias, em Goiânia
Governo de Goiás busca parcerias para projetar o Estado como centro logístico do Brasil; comitiva pode conferir potencial estratégico do Estado – Foto: Lucas Diener
Nielton Soares
O encontro aconteceu na sede da Agência Goiânia de Infraestrutura (Goinfra), em Goiânia. E os investidores puderam conferir de perto os potenciais de Goiás como centro logístico do Brasil. “Nosso interesse em avançar as negociações com a China já vem desde o início do nosso governo. Temos necessidade de melhorar nossa infraestrutura e posicionar Goiás em uma relação cada vez mais estreita com o País”, salientou Caiado.
Atualmente, Goiás é o maior exportador de soja para a China, chagando a marca dos 83% em toda a produção. E se avança um convênio para a exploração de minérios comentou o governador.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, enfatizou aos chineses a posição geográfica privilegiada de Goiás, a força do agronegócio e a infraestrutura logística goiana.
Comitiva chinesa
O grupo chinês de executivos foi composto pelo presidente e diretor da CCCC South América, Chang Yunbo e Nuno Yu Yong, respectivamente; o diretor de Investimentos CCCC Brasil, Elder Dantas, além dos empresários Marco Gonçalves e Alexandre Fernandes, diretores da Riza Capital, empresa que atua como assessoria independente na área financeira.
Logo após o encontro, a comitiva se dirigiu para a Anápolis para visitar as instalações do aeroporto de cargas e sobrevoar a área do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), além dos entroncamentos rodoviários e ferroviários do local.
Pelo Governo de Goiás, estiveram presentes na reunião os diretores de Obras Rodoviárias, Andrezza Teles; e de Planejamento, Estudos e Projetos de Obras, Riumar dos Santos.