Governo de Goiás entrega 113 retroescavadeiras para Prefeituras goianas
Maquinário faz parte de contrato de repasse de patrulha mecanizada estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura| Foto: Divulgação
Eduardo Marques
Fruto de emenda parlamentar da bancada federal goiana de 2018, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões, o governador Ronaldo Caiado (DEM) entregou na manhã desta quinta-feira (28) no pátio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia, 113 retroescavadeiras para 80 Prefeituras goianas. O contrato de repasse de patrulha mecanizada foi estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A entrega foi feita apenas aos municípios que estão com a documentação regular e cujos prefeitos assinaram o Termo de Cessão de Uso.
Em coletiva de imprensa, o democrata frisou que os parlamentares, inclusive os de oposição, não mediram esforços e se empenharam para buscar recursos ao Estado. “Isso mostra a unidade da nossa bancada. Independente de sigla partidária, essa entrega é de 2018 e na época era Senador da República, onde reunimos e decidimos o que deveria ser feito. E aquele repasse era então para ser determinado que viesse na compra de retroescavadeiras. De uma forma impessoal, nos empenhamos para uma força maior, que é servir ao povo goiano”, disse.
Caiado aproveitou a oportunidade para anunciar que até o fim de fevereiro de 2020 o Governo entregará mais 99 retroescavadeiras às Prefeituras, totalizando 212. “Isso mostra o quanto estamos atendendo os municípios de Goiás. E ainda tem outra emenda de R$ 70 milhões que tem uma pendência jurídica. Estamos lutando para reverter a situação para compra de imprementos”, enalteceu.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas máquinas são importantes, porque contribuem para que as prefeituras possam realizar diferentes serviços. “Esse maquinário já tem feito a diferença no trabalho realizado pelas Prefeituras goianas e farão ainda mais. São equipamentos que ajudam na manutenção e na preservação de estradas, no desenvolvimento dos municípios e proporcionam melhoria na qualidade de vida para a população”, destaca.
A Prefeitura de Santa Cruz de Goiás foi uma das beneficiadas com a entrega do maquinário no início deste ano. De acordo com o prefeito Mateus Felix Lopes, o município recebeu um caminhão e um trator com concha agrícola. “Essas máquinas têm sido utilizadas na pasta que cuida da manutenção de estradas vicinais. Além disso, estão sendo utilizadas na construção de pontes, mata-burros e bueiros. Nosso município é muito grande, com mais de mil propriedades rurais. Então, esse maquinário veio em ótima hora”, destaca.
Ele acrescenta ainda que a administração atual tem tomado cuidado para manter os equipamentos em perfeito estado de conservação para que, com isso, o serviço seja prestado de uma forma constante para a população. “No último mandato, a administração de Santa Cruz de Goiás teve cinco prefeitos. Então a Prefeitura, com relação aos maquinários, ficou em um estado deplorável, praticamente sucateados. Nós reformamos muitos equipamentos, mas estes cedidos pelo governo estadual foram nossa salvação, inclusive sendo utilizados para atender o pequeno produtor e o agricultor familiar”, ressalta.
Outra Prefeitura que recebeu os maquinários foi a de Araguapaz. O prefeito Gabriel Fornieles disse esperava o benefício há 4 anos. Para ele, a frota estava estava sucateada. “A população agradece por esse repasse que o Caiado fornecendo a nossa cidade”. Ele ressalta que as máquinas irão contribuir para a economia local. “O município tem dois assentamentos rurais e com certeza os maquinários vão ajudar os produtores locais”, frisou.
A Prefeitura de Itumbiara também recebeu maquinário do contrato de repasse de patrulha mecanizada. Foram uma motoniveladora e um caminhão basculante. Segundo o prefeito José Antônio, as máquinas foram integradas à frota do município para a realização de manutenção de estradas vicinais. “Representam um importante reforço e assim possibilitam garantir uma melhor trafegabilidade aos usuários, especialmente nesse período de plantio, no transporte escolar e no futuro escoamento da safra de grãos e cana-de-açúcar. Esses equipamentos proporcionam ganhos econômicos e sociais, além de maior segurança e conforto a todos usuários das vias”, enfatiza.
Confira a lista de municípios que serão contemplados nesta primeira etapa (28/11):
Água Fria de Goiás
Água Limpa
Alexânia
Anicuns
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Araçu
Aragoiânia
Araguapaz
Arenópolis
Baliza
Barro Alto
Bela Vista de Goiás
Bom Jardim
Bonópolis
Brazabrantes
Britânia
Cachoeira Dourada
Campestre de Goiás
Campinorte
Campos Limpo de Goiás
Caturaí
Cezarina
Chapadão do Céu
Cocalzinho de Goiás
Córrego do Ouro
Corumbaíba
Divinópolis
Doverlândia
Estrela do Norte
Fazenda Nova
Flores de Goiás
Gameleira de Goiás
Goiandira
Goiatuba
Guapó
Guaraíta
Guarinos
Iporá
Itaberaí
Itaguaru
Itajá
Itapuranga
Ivolândia
Jaupaci
Marzagão
Mineiros
Moiporá
Monte Alegre de Goiás
Montes Claros de Goiás
Morrinhos
Mossâmedes
Mozarlândia
Mutunópolis
Niquelândia
Nova Aurora
Novo Brasil
Novo Gama
Ouro Verde de Goiás
Padre Bernardo
Palestina de Goiás
Palmeiras de Goiás
Panamá
Petrolina
Piranhas
Porangatu
Portelândia
Professor Jamil
Rialma
Rianápolis
Santa Helena de Goiás
São Francisco de Goiás
São Luís de Montes Belos
São Miguel do Araguaia
Serranópolis
Simolândia
Taquaral de Goiás
Teresina de Goiás
Três Ranchos
Trombas