PC-GO autua mais de 40 por crimes ambientais na Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás
Os donos das propriedades irregulares foram ainda multados pelo Ibama em quase meio milhão de reais – Foto: Divulgação/Dema.
Nielton Soares
A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) lavrou 46 procedimentos por crimes ambientais na Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás, a 259 quilômetros de Goiânia e 60 km de Brasília. A operação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) durou três dias e o resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (28).
A equipe da Dema, com apoio da Polícia Técnico-Científica (SPTC), atendeu um pedido do Ministério Público de Formosa em decorrência de autos de infração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que constatou construções de diversas residências, quiosques e passarelas às margens da Lagoa Formosa.
O órgão federal também aplicou multas aos donos das propriedades, que chegam a quase meio milhão de reais. Os procedimentos policiais agora serão encaminhados à Justiça.
Lagoa Formosa
A lagoa é uma das nascentes do Rio Maranhão, que abastece municípios do Entorno do Distrito Federal, como Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Mimoso, Barro Alto, Niquelândia e Uruaçu.
Além disso, o manancial deságua no Lago de Serra da Mesa. A PC-GO investiga ainda o uso de drenos na região da nascente, que podem causar mais danos ao meio ambiente.