O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Simples Nacional

Cerca de 738 mil pequenos negócios devem quitar débitos com Fisco

Empresas do regime Simples Nacional, juntas, correspondem por R$ 21,5 bilhões de dívidas e terão até 30 dias após notificação para regularizarem os débitos – Foto: Reprodução.

Postado em 1 de dezembro de 2019 por Nielton Soares
Cerca de 738 mil pequenos negócios devem quitar débitos com Fisco
Empresas do regime Simples Nacional

Nielton Soares

Micro e pequenas empresas inadimplentes, aproximadamente 738 mil, com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – começaram a receber notificações para regularizarem débitos. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de serem excluídas do Simples em 1º de janeiro de 2020.

O Fisco notificou 738.605 empresas desse regime, juntas respondem por R$ 21,5 bilhões de dívidas. O processo de regularização deve ser feito por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), requerendo certificado digital ou código de acesso. 

O contribuinte devedor pode pagar o débito à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

Se a regularização ocorrer dentro do prazo, o contribuinte permanecerá no Simples Nacional no próximo ano. Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são ausências de documentos, faturamento superior ao teto estipulado, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no regime de tributação.

A Receita Federal do Brasil (RFB), periodicamente, analisa se as empresas enquadradas no Simples Nacional. Quando há irregularidades, o órgão envia notificações de exclusão. O estabelecimento que recebeu o termo de aviso tem a chance ainda de pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios e se adequar no regime. (Com informações da Agência Brasil)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também