Aneel mantém bandeira amarela nas contas de luz para janeiro
Os consumidores continuaram pagando o acrescimento de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos de energia elétrica – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Os consumidores continuaram pagando a tarifa de bandeira amarela, de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts/h, nas contas de energia durante o mês de janeiro, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta sexta-feira (27).
Em comunicado, a agência destacou que a decisão levou em consideração que ainda é baixo o “nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico”.
A Aneel prevê que as chuvas no primeiro mês de 2020 vão elevar gradativamente o nível de água dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica. Por isso, haverá ainda o acionamento das usinas termelétricas, movidas a petróleo e mais onerosas.
Bandeiras Tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado no ano de 2015 e utiliza as mesmas cores dos semáforos (verde, amarela e vermelha) e leva em conta as condições de geração de eletricidade. (Com informações da Agência Brasil)