O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Regime especial

Bolsonaro veta integralmente lei que garantia incentivos ao cinema nacional

A proposta da Câmara dos Deputados, que foi aprovada também no Senado, estendia até 31 de dezembro de 2024 o regime especial de tributação – Foto: Reprodução.

Postado em 28 de dezembro de 2019 por Nielton Soares
Bolsonaro fala em ‘golpe’ nos cadastros para falhas no aplicativo da Caixa
Presidente afirmou aos apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada que “não existe falha nossa” – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

O presidente Jair Bolsonaro vetou na íntegra o projeto de lei que instituía a prorrogação de incentivos fiscais ao cinema nacional, por meio do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), que tinha prazo até o dia 31 de dezembro de 2024.

O texto o veto justifica que houve “razões de inconstitucionalidade” do projeto, pois criaria despesas obrigatórias ao Executivo sem indicar fonte de custeio, violando as Leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias para 2019.

Mas, críticos ao governo vêm à medida como represálias ao setor, uma vez que Bolsonaro intensificou ataques contra a produção audiovisual no Brasil. Na quinta-feira (26), o presidente, ao renovar a Cota de Tela, provocou: “há quanto tempo a gente não faz um bom filme, não é?”

Congresso

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início deste mês, porém já contrariava os interesses do Governo Federal. Após, o Senado foi favorável à prorrogação dos incentivos, no dia 12.

Esse veto do presidente ainda será avaliado pelo Congresso Nacional, que poderá derrubá-los e promulgar a Lei.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também