Empresários do setor hoteleiro estão otimistas com gastos de turistas no verão
Pesquisa do Ministério do Turismo também identificou intenção de aumento na geração de emprego| Foto: Divulgação
Da Redação
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em outubro de 2019 ano analisou a percepção dos empresários do ramo hoteleiro do país quanto ao desempenho e à perspectiva de seus estabelecimentos e de seus destinos. Na região Centro-Oeste, a Sondagem Empresarial mostrou que 36,8% esperam que os turistas gastem mais em suas viagens nos próximos quatro meses, período da temporada de verão 2020.
O estudo aponta ainda que 65% dos entrevistados pretendem investir em seu negócio até março do ano que vem e 36,6% esperam contratar mais funcionários. Além disso, 58,4% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados irá aumentar e 58,3% projetam aumento no faturamento da empresa. Os empresários também se mostraram positivos em relação à expansão do turismo na região para os próximos seis meses: 32,4% acreditam que haverá aumento na rentabilidade do setor e 47% esperam crescimento na demanda pelo destino.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os dados da Sondagem mostram os resultados alcançados após um ano de trabalho para o desenvolvimento do turismo. “O otimismo dos empresários é reflexo de uma série de ações feitas por este governo que proporcionaram um ambiente propício para investimento. Trabalhamos durante todos estes meses para melhorar a qualidade dos destinos e serviços turísticos a fim de atender aos turistas e a população. Tenho certeza de que a temporada de verão será um sucesso”, comemorou o ministro.
A pesquisa avaliou ainda o desempenho dos meios de hospedagem no terceiro trimestre de 2019 comparado com o mesmo período do ano passado: 28,2% dos empresários afirmaram terem empregado mais funcionários este ano, enquanto 34,4% identificaram crescimento no faturamento da empresa e 47% afirmaram que a demanda pelos serviços ofertados cresceu.
Além disso, 26,4% dos donos dos meios de hospedagem entrevistados alegaram crescimento na rentabilidade do setor de turismo no período de julho a setembro de 2019; 31,5% declararam aumento da demanda pelo destino e 30,6% afirmaram que os visitantes gastaram mais durante a viagem.