O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 12 de janeiro de 2025
Segurança

Construção de novo presídio em Aparecida deve começar até outubro deste ano

Presidente da Codego, Marcos Cabral, demonstrou preocupação com o projeto que está parado e afirmou que serão feitas adequações| Foto: Divulgação

Postado em 16 de janeiro de 2020 por Redação
Construção de novo presídio em Aparecida deve começar até outubro deste ano
Presidente da Codego

Eduardo Marques*

O Governo de Goiás anunciou nessa quarta (16) que construirá um novo presídio em Aparecida de Goiânia até outubro deste ano. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), o plano é ampliar em mais um prédio a estrutura da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. A data da construção foi acordada na quarta-feira (15), após reunião com o promotor de Justiça Marcelo Celestino, que se comprometeu a estender o prazo de cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em 2018 e que se encerraria em fevereiro deste ano, até 2021. Segundo a Codego, o novo presídio terá 312 vagas.

“O Governo de Goiás se empenha para cumprir os prazos e medidas determinadas pelo Ministério Público e, em reunião com todas as partes envolvidas e junto ao nosso corpo jurídico, chegamos uma solução hoje para destravar a construção desse novo prédio”, afirmou o presidente da Codego, Marcos Cabral. 

Porém, durante a reunião, o presidente da Codego, Marcos Cabral, ressaltou a preocupação com projeto original do Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira (CEM), lançado pelo governo anterior, tendo em vista adequações que devem ser efetuadas na proposta. O projeto inicial não contempla, por exemplo, a nova área para o semiaberto e a construção do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto das indústrias instaladas. 

Cabral ainda argumentou que a regularização de toda a documentação a cargo da Companhia, inclusive as ações internas necessárias no contrato de parceria imobiliária do CEM para contemplar a área do semiaberto, em terreno indicado pela DGAP, será concluída dentro de 30 dias.

O consórcio do CEM, por sua vez, se comprometeu a apresentar o projeto urbanístico e os complementares com a infraestrutura básica até a próxima segunda-feira (20) e, 30 dias depois, os projetos topográfico e de engenharia do semiaberto serão enviados. O consórcio, então, contratará uma empresa para executar a obra, que deverá ser iniciada em, no máximo, 150 dias.

Já o secretário Municipal da Fazenda de Aparecida de Goiânia, André Rosa, e o secretário de articulação política, Ricardo Teixeira, se comprometeram a marcar uma reunião com a equipe técnica em caráter de urgência “tão logo sejam apresentados os projetos pelo CEM, e que a tramitação será tratada como prioridade”. A definição ocorreu também em concordância com a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

*Com informações da Governadoria 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também