Em 5 horas, choveu em Catalão 48% do esperado para o mês, informa Semad
Nesta quarta-feira (29), o município entrou em estado de alerta após um temporal, que resultou no rompimento de três represas| Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros
Eduardo Marques
A cidade de Catalão, na região Sudoeste de Goiás, recebeu 48% das chuvas previstas para todo o mês de janeiro, em apenas cinco horas, segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Nesta quarta-feira (29), o município entrou em estado de alerta após um temporal, que resultou no rompimento de três represas em cascata, que chegaram à barragem do Clube do Povo. Já a barragem no Setor Universitário, chamada de Lagoa Paquetá, transbordou.
Conforme levantamento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a precipitação de chuvas em Catalão para janeiro era de 282,9mm. Mas até a última terça-feira (28), já havia sido registrado o acumulado de 371,00mm.
Ao todo, já choveu em Catalão 505,6mm. O número representa quase o dobro de precipitação esperado para o mês de janeiro. Por conta das chuvas, o solo está praticamente saturado. O Governo de Goiás constituiu uma força-tarefa composta pela Semad, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para atuar junto aos órgãos municipais.