Estudo identifica segmentos promissores para 2020, em Goiás
Fatores externos e a dinâmica econômica do Estado, como safra recorde, devem influenciar positivamente os negócios – Foto: Reprodução.
Nielton Soares*
O estudo “Negócios Promissores em 2020” elaborado pelo Sebrae, com dados do FMI, Banco Central e Ministério da Economia, identificou os principais segmentos promissores para Goiás, neste ano.
De acordo com o estudo, no setor de Serviços, estão os serviços pessoais, prestados às empresas, área de saúde, educação e transporte, que atendam às necessidades básicas da população.
Nesse sentido, o comércio de alimentos e alimentação fora de casa seguem em alta. Na construção civil, há perspectivas de crescimento para as edificações, manutenção, comércio de material de construção e serviços especializados.
Na área rural, existe a possibilidade para os pequenos produtores rurais atuarem no comércio de cidades próximas às áreas de intensa produção agropecuária e no setor de máquinas e equipamentos.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, lembrou que essa expectativa teve início no ano passado quando se iniciou a recuperação econômica, porém o resultado não foi o esperado. “Agora, em 2020, com a retomada da economia e o aumento da confiança de consumidores e empresas, estamos caminhando para o fortalecimento dos negócios mais voltados ao atendimento do consumo de bens e serviços associados às necessidades básicas da população”, frisa.
Atividades em alta
- Serviços pessoais (cabelereiro, manicure, estética e beleza)
- Serviços prestados às empresas (administração, vendas, serv. jurídicos e org. de feiras)
- Serviços de saúde, educação e transporte (cuidadores, clínicas, ensino superior, treinamento e transporte carga/passageiro)
- Serviços de informática e comunicação (serv. internet, desenvolvimento de programas, reparação de equipamentos de comunicação)
- Bens e serviços voltados para o atendimento das necessidades básicas da população (comércio de alimentos, serv. pratos prontos)
- Construção (manutenção/reparação de moradias, edificações, comércio de material de construção e serviços especializados)
- Produtores rurais (p.ex. milho, soja e algodão) e atividades de apoio à agropecuária
- Pequeno comércio do interior, próximo às grandes áreas produtoras da agropecuária
- MPE que exportam para os EUA e Leste