Saiba como lidar com a reprovação no Enem
Para manter o foco e recuperar a confiança tentar outras alternativas, pensar em um plano B ou C é essencial – Foto: Reprodução AB
Diego Anatálio
Na próxima terça-feira (04), o Prouni divulgará o resultado das inscrições para bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. Além dele, o Sisu divulgou o resultado da chamada regular, na última terça-feira (28), das vagas para em instituições públicas de nível superior. Ambos são programas que oferecem oportunidade para candidatos que participaram do Enem 2019.
Infelizmente, essas vagas não conseguem abraçar a totalidade dos interessados e muitos acabam frustrados. O Sisu oferece este ano 237.128 vagas, mas só no primeiro dia de funcionamento quase 1 milhão de candidatos foram inscritos, enquanto o Prouni que fornece 251,3 mil entre bolsas integrais e parciais recebeu 1.226.797 inscrições para o benefício de 100% do valor e mais 280.290 para metade da bolsa.
A neuropsicóloga Hélida Priscila, 29, que acompanha estudantes em fase de escolha profissional, alerta que reprovação não é sinal incapacidade, além da grande concorrência, outras fatores podem influenciar. “O aluno não deve se deixar dominar pelo sentimento de derrota, se na data do exame ele estava muito ansioso, talvez tenha encontrado dificuldade para aplicar tudo o que sabia”, explica à especialista.
A neuropsicóloga ainda orienta sobre os próximos passos a seguir. “É hora de avaliar possibilidades, e não desprezar oportunidades. Outra universidade, outra escola preparatória, outro método de estudo”, complementa a profissional.
Para manter o foco e recuperar a confiança tentar outras alternativas, pensar em um plano B ou C é essencial. Hélida aconselha os estudantes a “fazer cursinho, frequentar disciplinas específicas ou estudar em casa”.