O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Agenda

Grupo Samba Urgente se apresenta pela primeira vez em Goiânia, neste sábado (8)

O evento é gratuito e promete embalar o pré carnaval da Capital| Foto: Divulgação

Postado em 7 de fevereiro de 2020 por Redação
Grupo Samba Urgente se apresenta pela primeira vez em Goiânia
O evento é gratuito e promete embalar o pré carnaval da Capital| Foto: Divulgação

Lanna Duarte

Goiânia recebe neste sábado (8), o grupo brasiliense Samba Urgente. Uma das rodas de samba mais reconhecidas do país, está preparando uma apresentação na Praça Cívica para o público goiano. O evento é gratuito e promete embalar o pré carnaval da Capital. Esse se tornou um dos maiores eventos de rua por ocupar espaços públicos de Brasília e agregar mais de sete mil pessoas em suas edições.

O grupo que é formado por jovens músicos, que tem como proposta levar muito samba, chorinho e diversão. Eles contam que esse formato de samba gratuito em espaço público agradou os brasilienses, que curtem música brasileira até o amanhacer. Esse movimento que o grupo vem fazendo, chamou atenção de grandes referências da música, como Roberta Sá, Paula Lima, Toninho Geraes, Serginho Meriti e o grupo Casuarina.

O grupo Samba Urgente também abriu shows de artistas de renome nacional, como Diogo Nogueira, Mestrinho e Mariana Aydar. A crítica especializada declarou que eles são os responsáveis por modernizar o samba do Distrito Federal. Eles dizem que um ponto que eles prezam em suas reuniões é o respeito a todas as orientações sexuais, religiões, credos e raças. Que todos se sintam acolhidos em suas apresentações.

“Queremos ser um espaço democrático. Mostrar que o samba é um movimento que aceita todas as pessoas, não importa quem sejam. Queremos unir pessoas de diferentes mundos com a música, para aproveitar uma noite com muito samba e choro”, esclarece Victor Angeleas, bandolinista e um dos fundadores do Samba Urgente. E com esse ideal os músicos se unem pelo amor a música, mas mais que isso, por amor ao próximo.

No repertório, o grupo promete canções de Chico Buarque, Cartola, João Nogueira, Jorge Aragão e Paulinho da Viola. Mas também não esquecem dos nomes da nova geração, como Diogo Nogueira, Revelação e Art Popular. “O principal objetivo é compartilhar com todos essa energia que nós adoramos sentir a cada roda de samba. Queremos contribuir com esse movimento novo, cada vez mais sólido, dos sambas independentes. Esse pessoal começou a despertar um público que estava adormecido para o samba”, explicou Augusto Berto, um dos integrantes.

Samba Urgente

Com pouco mais de um ano, o grupo Samba Urgente é formado por músicos profissionais e amadores de Brasília. O grupo surgiu como uma reunião sem compromisso para juntar os amigos no fim de semana, ou fazer uma roda de pagode em algum bar na Asa Norte. Eles ganharam esse nome devido as apresentações sem hora marcada. Em Brasília eles já tocaram no evento Chef nos Eixos, em bares da Asa Norte e até em paradas de ônibus da L2 norte, convidando os carros que passavam a participar da roda de samba.

O Samba Urgente ficou marcado como o samba descontraído e sem hora para acabar, mas sem lançar mão da qualidade do som. Entre os integrantes do grupo, estão músicos do calibre como Victor Angeleas e Vinicius Vianna, dois dos instrumentistas talentosos, formados no Clube do Choro na geração pós Hamilton de Holanda.

O grupo surgiu com o objetivo de ocupar espaços públicos de Brasília com música e arte. Músicos de Brasília fazendo samba para os brasilienses, mas com o crescimento do movimento cultural que eles criaram, abriram as apresentações para outras cidades. “Nosso objetivo é levar samba e choro para o máximo de pessoas que a gente conseguir. São estilos importantes para a nossa música brasileira, mas que muitas vezes ficam distantes do grande público. Queremos levar essa música para todos, ressignificando espaços públicos da cidade”, explica Pedro Berto, um dos fundadores do movimento.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também