O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Irregularidades

Loja que promoveu liquidação foi autuada pelo Procon-GO

Órgão encontrou diversas irregularidades no local e solicitou em 10 dias, o histórico de preços dos últimos 12 meses – Foto: Divulgação/Procon-GO.

Postado em 14 de fevereiro de 2020 por Nielton Soares
Loja que promoveu liquidação foi autuada pelo Procon-GO
Órgão encontrou diversas irregularidades no local e solicitou em 10 dias

Nielton Soares

A loja que anunciou liquidação com descontos de até 70% nas mercadorias foi autuado pelo Procon Goiás, nesta sexta-feira (14). A empresa Novo Mundo promoveu a “Operação Leva Tudo” no Centro de Distribuição do grupo, localizado às margens da BR-060/153, no Setor Sítio Bernardo Sayão, em Goiânia (saída para Anápolis). Como mostrado por O Hoje, clientes começaram a chegar na loja ainda na madrugada desta sexta-feira para aproveitar preços especiais.

A empresa anunciou a queima de estoque de produtos com descontos de até 70% nesta sexta, sábado (15) e domingo (16). No local, os fiscais do Procon constataram o descumprimento da legislação, determinando por exemplo a divulgação do Disque-Denúncia (151) do órgão e também a disponibilização de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Outras irregularidades identificadas foram em relação a falta de cartazes informando sobre a Lei do Troco (Lei Estadual nº 19.232), a qual determina a todos os estabelecimentos comerciais do estado que devolvam o troco integral ao consumidor em espécie (cédulas ou moedas), no ato da compra.

A empresa foi autuada também pela precificação, faltando uniformidade no tamanho dos preços expostos nas mercadorias disponibilizadas para a venda. A norma é que os números de reais e centavos devem ser do mesmo tamanho, para não induzir má interpretação. 

Liquidação

O Procon notificou o Departamento Jurídico do Grupo Novo Mundo para apresentar, no prazo de 10 dias, o histórico de preços praticado nos últimos 12 meses de todos os produtos anunciados na promoção.  

A assessoria de imprensa da empresa respondeu à reportagem que “a Novo Mundo recebeu uma visita de rotina do Procon, como acontece em todas as lojas do varejo em período de promoção. Sobre as notificações, a Novo Mundo fará adequações solicitadas”. 

Leia mais:

Liquidação de loja tem clientes insatisfeitos, Procon e polícia na BR-060, em Goiânia 

Clientes chamam de ‘fraude’ liquidação de loja em Goiânia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.