Janeiro deste ano foi o mais quente da história
A primeira quinzena de janeiro fechou com recorde de calor em Goiânia – Foto: Reprodução
Diego Anatálio*
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) anunciou que o janeiro deste ano foi o mais quente já registrado desde 1880, ano que começaram as medições. Segundo o órgão americano, a temperatura das superfícies terrestres e oceânicas deste janeiro superou em 1,14º C a média registrada pra o mês no século passado, que é de 12 ºC.
A primeira quinzena de janeiro fechou com recorde de calor em Goiânia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a tarde de 15 de janeiro foi a mais quente de 2020, com temperatura máxima de 35,9°C.
O mês passado foi ainda o 44º janeiro consecutivo e o 421º mês seguido com temperaturas acima da média registrada no século passado. Assim, o mês passado ultrapassou, embora por muito pouco, o recorde anterior de janeiro mais quente em 141 anos de medições, registrado em 2016.
Esse aquecimento está diretamente ligado às mudanças climáticas, afirmou a NOAA. Temperaturas mais quentes significam o derretimento da neve e das geleiras. Em janeiro deste ano, a cobertura de gelo no Oceano Ártico esteve 5,3% abaixo da média registrada entre 1981 e 2010, enquanto a do Oceano Antártico foi 9,8% menor.
*Com informações Poder360