O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Dietilenoglicol

Análise de laboratório comprova contaminação em mais 14 lotes da cerveja Backer

No total, 55 lotes, produzidos entre julho de 2019 e janeiro de 2020, de diferentes rótulos da empresa já foram considerados contaminados – Foto: Reprodução

Redaçãopor Redação em 18 de fevereiro de 2020
Morre mais uma pessoa internada após consumir cerveja contaminada em MG
Segundo a Polícia Civil esse é o sétimo óbito após hospitalização por síndrome nefroneural atribuída à intoxicação por dietilenoglicol - Foto: Reprodução

Diego Anatálio

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/MG) detectou em análises traços de pelo menos um dos elementos contaminantes etilenoglicol e dietilenoglicol – substâncias tóxicas e impróprias para consumo humano – em mais 14 lotes de cervejas feitas pela cervejaria Backer. 

No total, 55 lotes, produzidos entre julho de 2019 e janeiro de 2020, de diferentes rótulos da empresa já foram considerados contaminados. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a contaminação deve ser tratada como caso isolado, e não apresenta qualquer risco à produção de cervejas em escala nacional ou de outras cervejarias.

O Mapa destacou, em comunicado oficial, que “a empresa permanece fechada cautelarmente até que comprove que promoveu as alterações necessárias em seu processo produtivo e equipamentos, para garantir a segurança dos produtos elaborados”. 

Além dos rótulos mais conhecidos – a cerveja Belorizontina e a Capixaba -, as marcas Backer Pilsen, Backer Trigo, Brown, Backer D2, Capitão Senra, Corleone, Fargo 46, Layback D2, Pele Vermelha e Três Lobos Pilsen também tiveram resultado positivo para substâncias que não deveriam fazer parte da fórmula da cerveja.

Até o momento, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais acompanha 31 casos suspeitos de contaminação por dietilenoglicol, quatro foram confirmados, incluindo um quadro que evoluiu para a morte.  

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também