Secretaria de Esportes mostra preocupação com o gramado do Olímpico para a Sul-Americana
A Seel ainda lamentou que não conseguirá “proteger” o gramado – Foto: Divulgação
Felipe André
A inversão de mando entre Crac e Atlético Goianiense, que antes seria realizado no estádio Genervino da Fonseca e foi transferido para o estádio Olímpico, causou preocupação na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás (Seel). A partida será realizada nesta quinta-feira (20), às 20h30 (horário de Brasília), no sábado (22) o Goiás enfrenta a Anapolina no mesmo local e a sequência de três jogos em seis dias se encerra com a decisão da primeira fase da Copa Sul-Americana, entre Goiás e Sol de América.
O Esmeraldino deve contar com casa cheia para a partida continental. O Goiás perdeu no primeiro jogo por 1 a 0, e precisa reverter o placar caso queira avançar para a segunda fase do torneio. A Seel ainda lamentou que não conseguirá “proteger” o gramado, principalmente pela alta quantidade de jogos e como a maneira da inversão de mando ocorreu, em decisão tomada na manhã desta quarta-feira (19), um dia antes do jogo.
Confira a nota completa:
A respeito da realização de três partidas no estádio Olímpico em um prazo de seis dias, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer manifesta sua preocupação com o excesso de partidas em um período chuvoso e, consequentemente, com a qualidade do gramado, sobretudo para a partida entre Goiás e Sol de América, pela Copa Sul-Americana, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 25.
A Seel salienta que compreende a impossibilidade do estádio Gernevino da Fonseca em receber a partida entre Crac e Atlético Goianiense. Inclusive, o secretário Rafael Rahif manifestou sua solidariedade ao prefeito Adib Elias por conta das chuvas que assolaram Catalão nas últimas semanas. Contudo, é importante observar que em nenhum momento a Seel foi procurada pela Federação Goiana de Futebol para que fosse analisada a possibilidade da partida Atlético Goianiense x Crac fosse realizada no estádio Olímpico. Desta forma, a secretaria continuou trabalhando com o cronograma de jogos já estabelecidos, no caso específico deste período, Goiás x Anapolina, pelo Campeonato Goiano, e Goiás x Sol de América, pela Copa Sul-Americana.
Como a FGF se furtou a estabelecer um diálogo que buscasse uma solução para o problema, foi impossível realizar qualquer medida preventiva que pudesse proteger o gramado do estádio Olímpico. Na manhã desta quarta-feira, 19, a Seel foi surpreendida com o noticiário da imprensa de que a partida entre Atlético Goianiense x Crac havia sido confirmada no Olímpico, sendo que, repetimos, não houve qualquer contato, seja ele formal ou informal, da Federação Goiana de Futebol neste sentido. Somente no final da manhã, por volta de 11h30, é que a FGF enviou um ofício à secretaria solicitando a utilização do estádio Olímpico para o jogo desta quinta-feira. Ou seja, só houve contato com a Seel após divulgação, por parte da própria FGF, à imprensa.
Como dito anteriormente, Goiânia também tem um volume grande de chuvas acumulado nas últimas semanas, com previsão de chuvas para todos os seis dias entre a partida entre Atlético Goianiense x Crac e Goiás x Sol de América. É humanamente impossível fazer a recuperação ideal do gramado nestas condições, principalmente por conta do baixo intervalo entre as partidas.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer ressalta que tem nos clubes de futebol grandes parceiros, inclusive o Atlético Goianiense, por meio de seu presidente executivo, Adson Batista, se colocou à disposição para colaborar neste período com o trabalho de manutenção do estádio, tanto do gramado quanto das áreas comuns.
A Seel manterá sua postura de sempre colaborar para que o esporte goiano seja cada vez mais forte. Norteados por este pensamento e com base na pronta colaboração dos clubes, a secretaria confirmou à FGF que o estádio Olímpico receberá a partida desta quinta-feira.
Por parte da Seel serão envidados todos os esforços para que o Olímpico, sobretudo o gramado, esteja em perfeitas condições para as três partidas nestes próximos seis dias, mas, de antemão, pedimos a compreensão dos clubes, da crônica e principalmente dos torcedores caso o pior aconteça.