Coronavirus: Governo Federal alerta população para hábitos básicos de higiene
O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta sexta (10), que será investido R$ 10 milhões em campanha na TV, rádio e Internet – Foto: Reprodução.
Da Redação*
O Ministério da Saúde (MS) informou, na tarde desta sexta-feira (28), que haverá uma campanha publicitária para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus. O foco da ação será nos hábitos de higiene e nas precauções acerca do contato físico entre as pessoas.
Segundo a pasta, o custo total previsto da ação é de R$ 10 milhões, além da veiculação em rádio e televisão, o governo irá investir em mídia na Internet. A campanha já começará a ser veiculada já a partir desta sexta.
O secretário de Vigilância da Saúde do ministério, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a partir da próxima semana a pasta também divulgará os “casos prováveis” para incluir as pessoas que têm contato com casos já confirmados. Segundo Oliveira, nestes casos não será necessária a realização de exames laboratoriais para confirmação da doença, que poderá ser confirmada apenas por critérios clínico-epidemiológico.
Oliveira ressaltou ainda que a melhor estratégia de combate à doença é lavar as mãos e evitar compartilhar objetos pessoais. O secretário destacou ainda que o uso de álcool em gel é uma “boa estratégia”, mas alertou que a população não deve entrar em desespero caso não encontre o produto. “Lavar bem as mãos, as unhas, é suficiente”, disse
Casos
O Ministério da Saúde divulgou que há 182 casos considerados suspeitos pelo novo coronavírus no Brasil. Até o momento, 71 casos foram descartados e um caso já foi confirmado em São Paulo.
O ministério informou ainda que existem 182 casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil. Até agora, 71 casos já foram descartados e um caso confirmado em São Paulo.
Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para 82.294 casos de coronavírus pelo mundo, deste total são 1.185 novos casos. Do dia 24 para cá, 16 países são considerados suspeitos: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Cingapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.