Morre o escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos, no Rio de Janeiro
Autor foi acometido por um infarto quando almoçava no próprio apartamento. Livros dele se tornou grandes obras da TV – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Morreu, na tarde desta quarta-feira (15), Rubem Fonseca, aos 94 anos, um dos mais importantes escritores da literatura nacional. Ele completaria 95 anos daqui um mês.
O escritor foi acometido de um infarto quando almoçava no próprio apartamento no Leblon. Foi levado ao hospital, porém não resistiu.
Rubem Fonseca se tornou um dos grandes nomes da literatura nacional, com destaques para contos. Dentre os clássicos dele estão: ‘Feliz Ano Novo’ (1976), ‘A Cólera do Cão’ (1963) e ‘O Cobrador’ (1963). E, a obra mais atual de Rubem Fonseca foi ‘Carne Crua’ (2018).
José Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1925. Gradou-se em Direito e chegou a atuar na polícia antes da dedicação completa à literatura. Foi ganhador de seis prêmios Jabuti e um Prêmio Camões (pelo conjunto da obra).
Na TV
O livro mais famoso de Rubem Fonseca é ‘Agosto’ (1990), que expirou a minissérie de mesmo nome veiculada pela TV Globo, em 1996. A obra mistura ficção e história, retratando as conspirações que resultaram no suicídio de Getúlio Vargas.