Medicamento contra Covid-19 pode ficar pronto até metade de maio, diz Pontes
Trata-se do remédio que obteve sucesso de 94% em ensaios de laboratório e anunciado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, em entrevista a CNN Brasil, afirmou que até metade do mês de maio estará pronto o medicamento que obteve 94% de sucesso contra o novo coronavírus. O remédio foi testado em ensaios de laboratório feitos por cientistas brasileiros.
Segundo o ministro, sete unidades de saúde participam da pesquisa do medicamento, porém, os nomes dos hospitais não foram revelados. As informações é que médicos administrarão a droga a 500 pacientes durante cinco dias. O ministro não quis revelar o nome do medicamento.
“Não posso te falar ‘pra participar você toma o remédio e pode ir pra casa’, tem que ficar em observação muito rígida. O remédio tem que ser dado no momento exato, tem uma série de exames que eles vão fazer por dia nesses pacientes”, salientou Pontes.
Cloroquina e testes rápidos
O Governo Federal está financiando ainda testes da Hidroxicloroquina, para serem aplicadas em pacientes em estágio inicial da doença. Porém, o Ministério da Saúde tem recomendado a utilização da substância apenas em pacientes em situações graves.