Petrobras anuncia nova redução no preço da gasolina e do diesel nas refinarias
Redução prevista é de 8% no preço da gasolina e 4% no diesel, já para terça-feira (21) – Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Juliana Gomes
Após uma semana do anúncio da última queda nos preços dos combustíveis, a Petrobras voltou a reduzir o preço da gasolina em 8% e do diesel S10 e S500 em 4% nas refinarias. A previsão anunciada é de que a baixa seja praticada a partir de terça-feira (21).
Segundo a Petrobras, o repasse aos distribuidores depende de inúmeros fatores, como por exemplo, as margens de revendedores, a mistura de biocombustíveis e impostos. Mas, a queda desta vez, está relacionada ao impacto econômico causado pela pandemia de Covid-19, que tem abalado a economia e, principalmente, o mercado petrolífero. Nesse período de isolamento social, os veículos estão saindo cada vez menos das garagens, o que diminui a procura por abastecimento.
Queda
A queda de preço do petróleo teve início depois da crise desencadeada pela Rússia e Arábia Saudita, o fez com que o país do Oriente Médio aumentasse a produção e, consequentemente, a redução dos preços praticados pela estatal Saudi Aramco.
Um acordo firmado entre Arábia Saudita, Rússia e Estados Unidos com o objetivo de liderar uma coalizão multinacional em amplos cortes de produção de petróleo. Onde 23 países se comprometeram a reter 9,7 milhões de barris por dia.