Prefeitura de Goiânia segue na íntegra as regras do decreto estadual
Reunião entre prefeito e secretários descartou a necessidade de publicar um novo documento. Gabinete de crise ficará responsável por qualquer nova medida isolada ao decreto do estado| Foto: Divulgação
Eduardo Marques
Goiânia vai seguir na íntegra todas as regras estabelecidas no decreto do governo estadual para continuar o combate à disseminação do coronavírus. A decisão foi tomada nessa segunda-feira (20), pelo prefeito Iris Rezende (MDB) em reunião com secretários e auxiliares.
A prefeitura anunciou que vai montar um gabinete de crise com representantes de vários órgãos, como as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, para avaliar as medidas no dia a dia. Caso seja necessário decretar alguma medida isolada ao decreto, esse grupo terá a legitimidade para editar novas normas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, em 15 de abril, que as administrações estaduais e municipais têm autonomia para tomarem suas próprias decisões. Os gestores precisam, no entanto, considerar a avaliação epidemiológica diária e a realidade municipal para adotar qualquer nova medida.
A capital contabiliza 10 mortes pela doença Covid-19, derivada da infecção do novo vírus, até esta segunda-feira. Ao todo, são 230 casos confirmados de pessoas com coronavírus.
Segundo o decreto do governo de Goiás, estão liberados comércios, como salões de beleza, oficinas mecânicas e lavanderias, a construção civil e atividades de cunho religiosas, como cultos e missas, mas com algumas ressalvas. Já as aulas e visitas a presídios seguem suspensas.