Anápolis cria tabela de cenários da pandemia para comércio
Segundo prefeito, a medida é para que não haja necessidade de divulgação e revogação constante de decretos – Foto: Divulgação
Juliana Gomes
O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP) realizou uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (27) para falar sobre o novo decreto de isolamento social por causa do Coronavírus.
Diferente dos outros municípios do Estado de Goiás, o prefeito informou que foi criada uma tabela, desenvolvida com a participação do Ministério da Saúde (MS), para que o próprio comerciante possa verificar se sua empresa pode ou não estar de portas abertas naquele momento da pandemia.
A tabela disponibilizada no site da prefeitura se divide em 3 cenários de contaminação: leve, moderado e crítico. O comerciante deverá consultar a tabela frequentemente, para ver em qual cenário Anápolis se encontra e, levando em conta a classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de seu comércio, e o cenário de pandemia estabelecido na tabela, o comerciante saberá se naquele momento a empresa poderá ou não abrir as portas.
Segundo o prefeito, o que vai definir o cenário, será o número de pacientes contaminados. “Divulgaremos toda quinta-feira em que cenário da tabela Anápolis se encontra, e a partir daí, a população saberá identificar qual comércio poderá abrir.”
O prefeito disse ainda, que a tabela foi criada para evitar a publicação e revogação de decretos constantemente e, também destacou a luta pela vida. “Jamais vamos abrir mão da vida das pessoas e, principalmente das pessoas mais humildes, que estão em situação de vulnerabilidade.”, disse.
De acordo com ele, o município de Anápolis se encontra em situação diferente dos outros municípios, as unidades básicas de saúde estão com horário estendido, os leitos foram ampliados e o estoque de EPIs suficiente. “fizemos o dever de casa.”, ressaltou.
Roberto Naves agradeceu o apoio e a cobertura da imprensa, que segundo ele, cumpre, nesse momento, o papel de tranquilizar e informar a população sobre a doença e a prevenção e, pediu: “Saia de casa somente em extrema necessidade.”
Testes
Em relação aos testes, o prefeito disse que só vai comprar testes rápidos para o município, quando for possível comprovar a eficácia. Para que a doença não seja confundida com uma gripe, por exemplo.
Seguem abaixo, as medidas que devem ser tomadas para o funcionamento das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual.
Local adequado para higienização das mãos
Disponibilização de álcool em gel 70%
Uso de EPIs
Espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas
Afastamentos das pessoas que fazem parte do grupo de risco
Uso de máscaras de proteção
Evitar aglomerações. Se possível, realizar atendimento via agendamento
Teleatendimento
Para os estabelecimentos de até 20m², só poderá ser atendido 1 cliente por vez