Anvisa autoriza farmácias a realizarem testes rápidos para diagnosticar Covid-19
As farmácias que optarem pela realização do teste, deverão seguir algumas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde – Foto: Divulgação/SES
Juliana Gomes
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por meio de votação realizada nesta terça-feira (28) as farmácias a realizarem testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.
A medida, segundo o governo federal, é para alimentar a base de dados, mas há uma preocupação, pois, a procura por hospitais deve diminuir.
As farmácias poderão começar a realizar os testes, assim que a decisão for publicada no Diário Oficial da União. Os testes devem ser registrados no Brasil e realizados apenas por farmácias reguladas pela agência.
Segundo a Anvisa, as farmácias não serão obrigadas a realizarem os testes, mas se optarem pela realização, deverão respeitar as diretrizes, protocolos e orientações estabelecidas pela agência e Ministério da Saúde (MS).
De acordo com as normas, os testes só poderão ser realizados por farmacêuticos treinados e deve haver garantia de registro e rastreabilidade dos resultados, delimitação do fluxo de pessoas. Em relação a área destinada ao atendimento, espera e pagamentos, os ambientes devem ser separados daqueles oferecidos aos pacientes que buscam outros tipos de serviços.
O teste
A realização do teste é feita através de uma pequena picada no dedo do paciente, onde se colhe uma gota de sangue, que é colocada no aparelho onde se observa se a pessoa desenvolveu anticorpos para combater a Covid-19. O resultado do teste fica pronto em 30 minutos.