Romaria de Trindade é cancelada devido à pandemia de coronavírus, diz Caiado
Em vídeo publicado nas redes sociais, Padre Robson de Oliveira e o governador Ronaldo Caiado avaliam mudanças na data e no formato da romaria | Foto: Reprodução/ Afipe
Eduardo Marques
O governador Ronaldo Caiado (DEM) informou nesta segunda-feira (27) que a Romaria de Trindade foi cancelada. A medida é para evitar aglomerações devido à pandemia de coronavírus. O evento religioso reúne mais de 3 milhões de pessoas.
“Nós tivemos que cancelar, porque a capacidade de contaminação é muito alta. Nós sabemos o quanto é forte no coração das pessoas a Romaria de Trindade, mas é importante que as pessoas comecem a entender a gravidade do momento. Não podemos ter um fluxo de milhões de pessoas do Brasil todo. Precisamos começar a prepara essas pessoas e já ir discutindo o fato”, afirmou Caiado em transmissão ao vivo pela internet.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o Padre Robson de Oliveira anunciou que serão avaliadas alternativas para a realização da romaria. “Nós estamos cuidando para que você possa estar sempre bem. E nós, aqui, vamos conversando com o senhor governador para que a gente possa amadurecer esses passos que nós temos que dar a partir desta situação tão inusitada, tão singular, que é esta pandemia no Brasil e no mundo”.
O padre disse que fará reuniões com a prefeitura e autoridades da área de saúde para avaliar a progressão do coronavírus. “Somente assim será possível verificar qual será a melhor data para realização da Romaria de Trindade, que este ano celebra 180 anos de origem da devoção ao Divino Pai Eterno”.
O evento estava previsto para a primeira semana de julho. Porém, Ronaldo Caiado alertou que já será inverno, quando há uma mudança na temperatura, aumentando propagação de doenças respiratórias. Além disso, a romaria reúne uma quantidade muito grande de idosos, grupo de risco da Covid-19.