Fiscalização dos protocolos de segurança começa na próxima quinta-feira (30)
Comerciantes que não respeitarem a determinação serão multados – Foto: Divulgação
Juliana Gomes
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Goiânia vai fiscalizar a partir da próxima quinta-feira (30), se os protocolos de segurança previstos no decreto de nº 9.653, publicado na última terça-feira (28), como forma de conter a disseminação do Coronavírus estão sendo cumpridos. Nele, estão previstas uma série de medidas de segurança a serem cumpridas pelos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Dagoberto Costa, depois de dias sendo orientados, os estabelecimentos que descumprirem a determinação serão multados. O valor da multa que pode ser classificada como leve, média ou de alto risco será fixado levando em conta o item que for flagrado em desacordo com o decreto.
A fiscalização terá início às 8h e será de forma rotineira em grandes áreas como: alimentação, educação, saúde, produtos químicos e farmacêuticos, dentre outros que estão liberados para funcionar.
Serão fiscalizados o acesso de funcionários, consumidores e usuários com máscaras de proteção, a disponibilização de álcool 70% e local adequado para a higienização das mãos. Também deve ser fiscalizado se o distanciamento de 2 metros está sendo respeitado por funcionários e clientes.