Lojas da Região da 44 terão selo de aprovação para retomada das atividades
Associação Empresarial cria comissão de saúde que irá fiscalizar previamente shoppings e galerias para cumprimento de medidas preventivas| Foto: Divulgação
Da Redação
Os lojistas da Região da 44 se preparam para uma retomada das atividades no próximo dia 13 de junho. E para alinhar e garantir que todas as galerias, shoppings e lojas do polo comercial cumpram as 24 medidas propostas e encaminhadas para a avaliação das autoridades em saúde do município, a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) criou uma comissão de saúde e um selo de Ambiente Aprovado.
“Essa comissão fará, não só a orientação sobre as medidas a serem adotadas, como também irá fiscalizar e acompanhar a implementação dessas ações preventivas, todas elas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde. Quem não cumprir não terá o selo validando que todas a medidas foram tomadas”, explica Jairo Gomes, presidente da AER44.
Ele esclarece, no entanto, que a ação da associação não irá substituir a fiscalização da prefeitura. Segundo o líder empresarial, o objetivo da comissão e do selo criado é o de alinhar as ações preventivas junto aos empreendimentos da região, para que todos de fato cumpram as precauções exigidas e não venham a ser fechados posteriormente.
“Essa comissão de saúde que criamos irá fazer visitas aos shoppings, galerias e hotéis da 44, irá acompanhar a limpeza e a desinfecção das ruas. Os empreendimentos que não cumprirem qualquer uma das medidas preventivas propostas não receberá o selo. E os que por ventura deixar de comprir, o que foi acordado, vamos retirar o selo. Ou seja, a comissão fará uma fiscalização prévia do cumprimento das medidas de combate e controle à pandemia”, explica Lauro Naves, presidente da Comissão de Saúde da AER44 e diretor de Comunicação da entidade.
Segundo Jairo Gomes, a AER44 foi a primeira entidade a protocolar 24 medidas concretas para uma retomada de forma segura e responsável do comércio. “A 44 está sim preparada para retornar e de forma totalmente segura, prezando pelo bem estar de clientes e das pessoas que trabalham na região”, pontua Jairo. Ele lembra que dentre as mais de 20 medidas implantadas nos shoppings, galerias e hotéis está a suspensão da vinda das caravanas de compras de outros estados.
“Só essa medida restritiva já irá reduzir 70% da circulação de pessoas na nossa região. Também haverá a proibição de estacionamento nas ruas do polo, o que resultará em mais espaço para a circulação de pessoas. Faremos também a desinfecção de ruas, o uso de máscaras será obrigatório, pontos de dispersão de álcool gel serão instalados nas entradas e corredores dos empreendimentos”, esclarece Jairo Gomes.