Novo decreto autoriza o retorno dos jogos em Goiânia
Assim como o decreto, uma série de novos protocolos foram estabelecidos para o retorno do futebol na Capital – Foto: Fifa.
Felipe André
Em um encontro na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), e o governador, Ronaldo Caiado (DEM) decidiram por flexibilizar algumas áreas em um novo decreto. O esporte foi privilegiado diretamente, já que os clubes da capital podem realizar os jogos em Goiânia, bem como voltar a treinar, já que vale ressaltar que Atlético e Goiás estavam treinando em Trindade, enquanto o Vila utilizava as instalações da cidade de Santo Antônio de Goiás.
Juntamente com o decreto, chegou uma nova série de protocolos para a realização das partidas. No próximo mês começa a disputa da Série A e da Série C, que envolvem Atlético e Goiás na primeira divisão e o Vila Nova na terceira. O documento referente ao futebol veta a presença de público durante os jogos e também nos treinamentos. Além disso, se torna obrigatório para todos os profissionais dos clubes que façam o exame da covid-19.
Os profissionais deverão usar máscaras, assim como os jogadores que ficarão no banco de reservas. No local, os suplentes também deverão respeitar o distanciamento e ocupar os assentos de forma intervalada. Fica recomendado que os atletas não abracem os companheiros, que foi cobrado principalmente nas comemorações no futebol europeu, beijem a bola e cumprimentem os adversários.
A hidratação deverá ser feita de forma individual e com material descartável, sendo inelegível as garrafas de água, que anteriormente eram compartilhadas. Outro detalhe interessante é que os motoristas do ônibus que levam as delegações, também deverão ficar concentrados.