Bebê nasce com Covid-19 e comprova que vírus passa pela placenta
Médicos franceses conseguiram testar sangue materno, do recém-nascido, do cordão umbilical e da placenta – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Pela primeira vez, médicos de um hospital na França comprovaram o contágio de um bebê ainda na placenta da mãe. A mulher de 23 anos foi internada com tosse e febre no final do terceiro trimestre de gestação, sendo diagnosticada com a doença.
Ainda no hospital, três dias depois, precisou fazer uma cesariana de emergência, quando o bebê começou a dar sinais de incômodo. Depois do parto, ele precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido estar infectado pelo novo Coronavírus. Atualmente, curados, mãe e filho passam bem.
Até esse caso, a ciência não tinha descoberto como acontecia o contágio entre mãe e filho, tendo duas linhas de estudo: ou a criança tinha contato com o vírus ao nascer, durante o parto, ou o micro-organismo passava de mãe para filho.
O estudo comprovante o contágio ainda na barriga foi publicado na revista Nature nesta terça-feira (14). Ao ser testado o sangue materno, o do recém-nascido, o do cordão umbilical e da placenta, e o líquido amniótico, para comprovar a tese.
EUA
No Texas (Estados Unidos), médicos encontraram resultados parecidos no caso de uma recém-nascida que também foi infectada com o Coronavírus. Porém, foi analisada apenas a placenta, e traços de inflamação e da doença foram encontrados.