O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Tempo Seco

Goiás entra em alerta com baixa umidade do ar

Cuidados devem ser redobrados nesta época do ano, principalmente por pessoas que sofrem de problemas respiratórios – Foto: Reprodução

Postado em 16 de julho de 2020 por Redação
Goiás entra em alerta com baixa umidade do ar
Cuidados devem ser redobrados nesta época do ano

Marcella Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) divulgou nesta quinta-feira (16), que a região Centro-Oeste entra em alerta em relação à umidade relativa do ar. Segundo o órgão, o Alerta Laranja indica que os índices de umidade estão variando entre 12% e 20%, fato que aumenta os riscos de problemas de saúde, além de incêndios florestais.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), os índices atuais em Goiás flutuam entre 20% e 30%. O gerente da Cimehgo, André Amorim, explica que o valor normal, que não traz riscos à saúde, é de 60%. Porém é normal que os valores caiam nesta época do ano, em que o tempo é mais seco.

Cuidados

Os cuidados com a saúde devem ser mantidos em todo o ano, principalmente para as pessoas que possuem doenças respiratórias, como por exemplo ritine e asma. O tempo seco dificulta a entrada de ar pelo nariz, pois a mucosa nasal precisa de umidade para funcionar corretamente no processo de respiração. 

O excesso de poeira que fica no ar neste período piora o quadro dos problemas respiratórios. É importante manter a casa limpa, usar umidificadores de ar em locais arejados, evitando a proliferação de fungos e ácaros, e também prevenir a manipulação do nariz, para não acontecer sangramentos.

Coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente o risco de transmissão do novo coronavírus pelo ar. Sendo assim, as precauções devem ser reforçadas para que as pessoas não fiquem em locais fechados por muito tempo. 

Mesmo com o uso da máscara as pessoas podem estar propícias à contaminação pelo vírus, caso fiquem no mesmo ambiente fechado. Os pacientes que sofrem com doenças respiratórias devem se alertar pois com o tempo mais seco a propensão de coçar o nariz e o olho são maiores, o que aumenta a possibilidade de disseminação da Covid-19.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também