Governo cancela transferência da capital para a Cidade de Goiás
Evento foi cancelado devido a pandemia da Covid-19, que não permite ocasiões que possam gerar aglomerações e disseminar o vírus – Foto: Reprodução
Marcella Vitória
A tradicional transferência da capital, que ocorre durante as comemorações de aniversário da Cidade de Goiás, foi cancelada neste ano. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (24), pelo governo do Estado. O motivo do cancelamento, como em outros eventos tradicionais, é a pandemia de Covid-19 que não permite atividades com aglomerações.
Anualmente, em pelo menos três dias, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são simbolicamente transferidos para o município, que foi a capital do estado até 1933. O ato é uma homenagem e uma forma do governo valorizar a tradição e a população da cidade de Goiás, que completa 293 anos, neste sábado (25).
Em 2019, a solenidade teve início com ato no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo de Goiás, que leva nome em homenagem ao primeiro governador de Goiás, Dom Marcos de Noronha. Na ocasião, o representantes dos três poderes despacharam da antiga capital.
Veja o que o Governo de Goiás publicou nesta manhã:
“A Cidade de Goiás completa no próximo sábado 293 anos. Como de costume, faríamos a tradicional transferência da Capital para a antiga Vila Boa, mas desta vez não podemos comemorar juntos, devido à pandemia do novo Coronavírus.
A gente pede um pouco de paciência e, com certeza, ano que vem estaremos juntos comemorando em dobro. #SomosTodosGoiás #GoiasContraCoronavirus”.