O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 18 de janeiro de 2025
Investigação

Roubo de veículos cai 38% no 1º semestre de 2020, em Goiás

Média de roubos por dia, no Estado, passou de 33 veículos, em 2018, para 8, em 2020. Governo credita integração das forças policiais goianas para esse resultado – Foto: Reprodução.

Postado em 24 de julho de 2020 por Nielton Soares
Roubo de veículos cai 38% no 1º semestre de 2020
Média de roubos por dia

Nielton Soares*

O Observatório de Segurança Pública informou que a redução de roubos de veículos em Goiás, no primeiro semestre, atingiu a marca de 38,29%. Os dados são comparados com os números registrados em igual período do ano passado. 

Segundo o governo, a queda já vinha sendo observada durante todo ano de 2019, ao ser confrontado com os indicadores de 2018. Além desses comparativos, os analistas se basearam com os primeiros semestres dos  últimos três anos, indicando redução mais latente. 

O governo destaca que a quantidade média de roubos de veículos por dia segue uma linha descendente, de 33 (2018) para 13 (2019) e, conforme divulgado recentemente, esse número médio de registros por dia caiu para oito em 2020. 

O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), delegado Gustavo Rigo, assinala que o cidadão goiano se sente mais seguro e menciona a integração entre as forças policiais no Estado. “Com o patrulhamento da PM, que tem mais capilaridade nas ruas, e com o compartilhamento dessas informações para a Polícia Civil, temos conseguido ótimos resultados no combate à criminalidade”, frisa.

O policial, lembra que uma das ações, nessa modalidade, entre as Polícias Civil e Militar de Goiás foi possível a desarticulação de uma grande quadrilha responsável pelo roubo de carros de luxo, no Estado, que já atuavam pelo menos há 20 anos. 

Receptação

Outra iniciativa apontada pelo governo, são as operações ‘de forma sistemática’, na Vila Canaã. – região conhecida pela venda de peças de veículos desmanchados.  “Várias incursões ao local têm afastado os ‘falsos comerciantes’”, informou a polícia.

O foco também na prática da adulteração e falsificação de documentos dos veículos é outra medida apontada para interromper a “engrenagem da cadeia do crime”, diz o delegado Gustavo Rigo, acrescentando: “Se afastamos e prendemos os receptadores, não há procura; e, sem procura, não há oferta, não há por que roubar, considerando-se ainda que o roubo é uma atividade de grande risco”.

Segundo ocomandante do Batalhão das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), tenente-coronel Benito Franco, além do trabalho integrado, as ações do policiamento ostensivo é outro fator importante. “Usando essa liberdade que o governo tem nos dado para trabalhar, tendo como único limite a lei, nós começamos a retirar das ruas, cada vez mais, uma das principais ferramentas do bandido, que é a arma”, afirma. (Com informações da assessoria de imprensa)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também