Com novo golpe, golpistas clonam WhatsApp, se passa por usuário e pede dinheiro
Golpistas se passam por funcionários de empresas, fazem até questionários da Covid-19, para solicitar código de ativação do aplicativo, que chega por SMS – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
O golpe consiste em uma ligação de um suposto funcionário de empresas de vendas on-line, lojas, restaurantes e até o uso de um questionário para suposta testagem para Covid-19. A pessoa ao atender o telefone é induzida a repassar um código que chega no aparelho, de posse do número, o criminoso consegue acessar, clonando o WhatsApp, e se passando pela pessoa, solicita dinheiro emprestado para os contatos dela.
Um áudio que viralizou nas redes sociais, o golpista chegou a explicar como a ação acontece e disse conseguir levantar muito dinheiro, que é transferido ou depositado em conta de laranjas, por familiares e amigos das vítimas.
Nesse caso, a vítima, que na gravação informou que já havia recebido uma ligação do golpe e passa a conversar tranquilamente com o golpista, atendeu pela segunda vez um criminoso que se passava por funcionário de site de anúncios, como a OLX e Mercado Livre, informando que um anúncio postado pela vítima estava em duplicidade, sendo que um deles tinha um valor inferior ao original.
“Esse outro anúncio com valor menor pode se tratar de um erro robótico em nossa plataforma ou uma suspeita de fraude, o que vem acontecendo muito. Nós queremos ter a sua autorização para fazer a exclusão do anúncio com o valor menor”, diz o golpista, solicitando que a vítima informe um código que recebeu por SMS. Porém, o código é uma confirmação do WhatsApp para o início da conta em outro aparelho. Identificados, os criminosos podem responder por estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Previna
Caso tenha sido vítima do golpe, é recomendado que se reinstale o aplicativo no próprio celular e entre em contato com o suporte do WhatsApp (e-mail [email protected]) para desativar a possível conta ativada pelo golpista.
E, pelo próprio aplicativo, há outra medida de segurança, que é a ativação da confirmação de duas etapas. Isto é, além do código enviado por SMS, o usuário também deverá informar um código de seis dígitos, definidos por ele. Para isso, acesse o menu de três pontos no canto superior direito do WhatsApp, entre nas configurações e depois em “Confirmação em duas etapas”.