Usuários de aplicativo começam a ser encaminhados para teste de Covid-19, em Goiânia
Para fazer o exame, a pessoa deve se cadastrar no ‘Dados do Bem’ e responder um questionário, caso seja um perfil suspeito, é agendado um exame no HCamp do Parque Santa Rita, na modalidade drive-thru – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
As pessoas que buscam fazer os testes da Covid-19 já podem utilizar o aplicativo Dados do Bem, que começou a funcionar na terça-feira (28). Após o cadastro é gerado o encaminhamento para o drive-thru do Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia, localizado no Setor Parque Santa Rita.
O Governo Estadual informou que a plataforma já está notificando os usuários com sintomas da doença e que responderam ao questionário disponível na ferramenta. A coleta de matéria biológico iniciará na Capital, devido à quantidade de contaminado, onde estão quase nove mil dos cerca de 16 mil confirmados por Covid-19 no Estado.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) explicou que o projeto irá se estender, a partir de agora, para outros 19 municípios, que já firmaram convênio com o Estado, no intuito de ampliar a realização da testagem e promover o isolamento dos pacientes com resultados positivo.
“Vamos poder agora acompanhar a trajetória do vírus e isolar as pessoas que deram positivo, junto com aqueles que estão próximos a ela. Assim, teremos uma capacidade de diminuir a velocidade de contaminação e monitorar essas pessoas”, comentou Caiado.
Ao todo, a meta, segundo Caiado, é alcançar 78 cidades – pré-selecionados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Testagem
A capacidade máxima para a realização de coletas no HCamp de Goiânia é de 140 testes por dia. O agendamento é feito entre às 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. O procedimento é para evitar a aglomeração de pessoas no local. Os pacientes sem a necessidade de internação fazem os testes pelo drive-thru.
O aplicativo é baixado gratuitamente pelo aparelho celular e é preciso que a pessoa faça uma autoavaliação, respondendo um questionário simples acerca dos sintomas e quadro de saúde. Com base nas respostas, a plataforma seleciona os usuários com perfil suspeito.
Ao registrar positivo para a doença, o infectado deverá apontar até cinco pessoas que teve contato, esses receberão uma mensagem pelo celular, com voucher, sendo convidado também para fazer o teste da Covid-19.