O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
ONÇA FERIDA

Onça ferida em queimada no Pantanal, será tratada em Instituto de Corumbá de Goiás

O animal foi levado para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Extinção (NEX), e será tratada com células-tronco. – Foto: Reprodução/ Divulgação NEX

Postado em 17 de setembro de 2020 por Redação
Onça ferida em queimada no Pantanal
O animal foi levado para o Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Extinção (NEX)

Ana Julia Borba 

Uma onça que teve ferimentos em razão das queimadas no Pantanal, será tratada no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Extinção (NEX), localizado em Corumbá de Goiás. Em agosto deste ano, a entidade já havia recebido uma onça com ferimentos, a “Manancy” que está sendo tratada por células-tronco. 

O animal que foi resgatado na última sexta-feira (11), por um helicóptero da Marinha, se trata de um macho e foi levado para a Universidade Feral do Mato Grosso (UFMT), na sequencia foi levado para o interior de Goiás. A viagem para Corumbá de Goiás durou cerca de 13 horas e foi acompanhada por um médico veterinário durante todo o trajeto. 

O animal. que recebeu o nome de “Ousado”, também passara pelo tratamento com células-tronco As aplicações são feitas nos pontos onde há lesões provocadas pelo fogo com o objetivo de acelerar a cicatrização e regenerar o tecido queimado. 

“Foi feita a limpeza das feridas, aplicação da medicação e agora ele vai usar as botinhas. A gente torce para que ele não tire essas botas, porque elas vão servir como proteção quando ele for andar”, explicou o médico veterinário Thiago Luczinski. 

Onça “Manancy”

De acordo com o médico veterinário Thiago Luczinki, a primeira onça que chegou no Instituto Nex começou o tratamento com células-tronco no dia 29 de agosto, e em menos de 3 semanas já apresentava uma melhora significativa em seu quadro. 

O animal foi resgatado no dia 17 de agosto com ferimentos graves e queimaduras de terceiro grau em todas as patas. Manancy, como foi apelidada, já esta voltando a andar. “O processo de cicatrização está acontecendo. Foram feitas aplicações de células-tronco com resultados bem positivos. O tecido da cicatrização já cobriu alguns pontos de exposição óssea, assim como nas exposições de tendões”, afirma o veterinário. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também