O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Stock Car

Thiago Camilo conquista segunda vitória em Cascavel; Barrichello lidera por apenas um ponto

Camilo comemora: pole inédita e segunda vitória na pista de Cascavel – Foto: Duda Bairros/Stock Car

Postado em 4 de outubro de 2020 por Raphael Bezerra
Thiago Camilo conquista segunda vitória em Cascavel; Barrichello lidera por apenas um ponto
Camilo comemora: pole inédita e segunda vitória na pista de Cascavel - Foto: Duda Bairros/Stock Car

Depois de quebrar um tabu pessoal e cravar a primeira pole position de sua carreira na pista de Cascavel (PR), Thiago Camilo levou seu Toyota Corolla à vitória na quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, disputada neste sábado (3) sob forte calor. A vitória veio depois da punição sofrida por Denis Navarro (Chevrolet Cruze), que liderava a prova desde os pit stops obrigatórios impostos por regulamento mas foi punido por acionar o botão de potência extra (push) após uma relargada da prova, causada pelo acidente múltiplo entre Nelsinho Piquet (Toyota Corolla), Gabriel Casagrande, Lucas Foresti e Cacá Bueno – os três últimos de Chevrolet Cruze.
O segundo lugar foi conquistado pelo atual campeão, Daniel Serra (Chevrolet Cruze), seguido por Allam Khodair (Chevrolet Cruze), que atravessa uma excelente fase no campeonato. Rubens Barrichello (Toyota Corolla) foi outro que fez uma corrida exemplar. O experiente ex-piloto de F-1 largou apenas do 20º lugar e chegou em sétimo, o suficiente para manter a dianteira da tabela de classificação, com apenas um ponto de vantagem para Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze), que terminou em quarto na prova de hoje. Barrichello soma 119 pontos, contra 118 de Maurício, que é seguido por Cesar Ramos (114), Ricardo Zonta (112) e o vencedor de hoje, Thiago Camilo (108).
Camilo já havia vencido na pista paranaense em 2015, mas nunca tinha cravado a pole position, mesmo sendo a performance em classificação uma de suas especialidades nos últimos anos na Stock Car. “A gente trabalhou bastante para a primeira vitória. Não começamos tão bem o campeonato. Tivemos dificuldades em Goiânia, mas viemos evoluindo o carro desde a segunda etapa, em São Paulo. Estou muito feliz e aliviado por recuperar bons pontos no campeonato com essa vitória. E também por estar nessa situação competitiva com mais duas corridas amanhã, com chances de sair daqui com uma boa pontuação e mais próximo da liderança, que é o nosso objetivo”, resumiu Camilo.
Duelo pela vitória – Um dos pontos altos da prova foi o duelo de Camilo com Navarro, que vive a melhor fase de sua carreira na Stock Car, surpreendendo por brigar por pódios e agora por vitórias também desde o início da temporada 2020. Embora Thiago tenha forçado o ritmo para tentar alcançar Denis após perder a liderança nos pit stops, Navarro sustentou a dianteira com autoridade e até chegou a abrir uma boa vantagem, cravando inclusive a volta mais rápida da corrida. Mas recebeu o aviso de que teria que fazer um drive through na 28ª volta.
“Eu me atrapalhei e confundi o regulamento deste ano com o do ano passado, e por isso acionei o push na hora errada”, reconheceu Denis, não escondendo um largo sorriso pelo desempenho em Cascavel, apesar da punição que o fez terminar apenas em 13º. “Este tem sido um ano muito bom e eu sinto que a primeira vitória pode estar chegando perto da gente. Seria muito legal para a nossa equipe, que tem feito um trabalho impecável”, elogiou Navarro, que compete com um Chevrolet Cruze da Cavaleiro Sports.
Daniel Serra avaliou o calor extremo registrado em Cascavel, com 36oC ambientes e 48oC no asfalto, como um dos maiores que já enfrentou em sua carreira. “Eu acho que nunca tinha corri em uma condição como essa”, disse ele, que também teve que lidar com um problema no engate das marchas em plena corrida. “Não deu tempo para fazer algum tipo de preparação especial para aguentar o calor dentro do carro, por que cheguei aqui a apenas dois dias. Mas foi muito cansativo e acho que para amanhã, quando vamos largar em um horário ainda mais quente ainda, será preciso fazer alguma coisa para aliviar essa situação”, completou o atual campeão, que subiu do 12º para o nono posto da classificação.
Khodair perdeu a segunda posição na corrida na relargada, quando Navarro acionou o push em um momento não permitido. “Perdi um pouco de tempo por isso, mas o Navarro tinha bom ritmo. Eu não vi que ele usou o push, pois nem poderia usar, mas não fechei a porta por que os dois perderiam tempo. Também perdi um pouco de tempo no pit stop, e foi aí que o Serra me passou. Eu era mais rápido que o Serra, mas o Thiago era mais veloz naquele momento. Mas se eu o apertasse talvez ele errasse… agora não dá pra saber. O mais importante é que eu venho de três anos de muita dificuldade. Então, “bater na trave” por uma vitória é muito aceitável nesta fase, desde que a gente ande na frente, como estamos fazendo. Temos algumas coisinhas para acertar, mas estaremos mais competitivos até o final do ano”, avaliou Khodair. 
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também