Em Goiânia, natal 2020 será com Papai Noel virtual
Shoppings apostam na tecnologia para manter a tradição do bom velhinho – Foto: Reprodução
Daniell Alves
Incluso no grupo de risco, o Papai Noel ficará em casa neste ano por causa da pandemia do novo Coronavírus. A tendência é que os shoppings centers de Goiânia mantenham a tradição do velhinho, mas de forma virtual. Um deles é o Goiânia Shopping, que foi o primeiro a antecipar a decoração de Natal. Método deve ser replicado por outros centros de compra da Capital.
Como a presença física do Papai Noel não será possível, em vez de instalar o tradicional trono, o shopping investiu em equipamentos tecnológicos que vão possibilitar que os visitantes conversem em tempo real, por videoconferência, com o Papai Noel. Segundo o shopping, uma grande tela será instalada na Praça de Eventos para viabilizar o encontro virtual.
Imerso no mundo digital, o Papai Noel vai, até mesmo, interagir com as famílias pelas redes sociais e aplicativos de conversa. Para suprir a falta da proximidade física, o shopping reforçou a presença virtual do Noel. Ele estará em vários touching points, totens e mega banners digitais e mensagens espalhadas por QR Codes. A partir do próximo mês, o bom velhinho vai estar à disposição dos clientes do Goiânia Shopping, todos os dias, das 12 às 20 horas. Os interessados devem agendar um horário no site da unidade.
A jovem Juliana Andrade, 22 anos, foi pega de surpresa com a notícia de que não irá abraçar o Papai Noel em dezembro. Ela conta que, no ano passado, foi a primeira vez que tirou foto com o bom velhinho em um shopping de Goiânia. “A gente nunca deixa de ser criança, né. É uma sensação muito boa e que traz boas lembranças”, diz ela.
Contudo, concorda com a alternativa e diz que é uma forma de manter viva a tradição. Para ela, o contato físico, embora seja costume dos brasileiros, tem que ser interrompido até que a pandemia acabe. “É a única solução para nós, mas também não podemos deixar de ter lazer. Claro que com máscara e toda segurança”, frisa.
Espírito natalino
Os outros shoppings da Capital ainda não anteciparam as decorações. A magia natalina do Goiânia Shopping foi apresentada ao público no último dia 24 com o lançamento da decoração Carrossel de Natal. A decoração é pet friendly para possibilitar que toda a família desfrute do espírito natalino junta. “Em 2020, devido às condições impostas pela pandemia, as relações pessoais foram ressignificadas. Para nós, está sendo o ano da empatia, do cuidado com o outro. E sabemos que, com a chegada da época natalina, os sentimentos de esperança e de renovação ficam ainda mais fortes. Por isso, resolvemos antecipar todo esse clima bom de paz e de união que o Natal causa em todos nós”, explica o gerente de Marketing do Goiânia Shopping, José Borges Neto.
Segundo ele, a unidade preparou uma decoração encantadora, grandiosa pra receber os clientes e proporcionar mais alegria a eles. “Além disso, não podíamos deixar de comemorar o aniversário de 25 anos do shopping e de 87 anos de Goiânia, com todos os cuidados e medidas necessárias para garantir a segurança de clientes, lojistas e colaboradores do shopping”, falou ele sobre o lançamento.
Carrossel de Natal
De acordo com o Goiânia Shopping, o grande destaque da decoração será o Carrossel Encantado, sob uma imensa árvore natalina decorada de 15 metros de altura. Crianças e adultos poderão se divertir girando no carrossel de cavalinhos, que é preparado para receber deficientes físicos (com rampa de acesso e trono confortável no lugar de um dos cavalinhos), ao som de músicas natalinas.
Vale destacar que, entre as sessões do carrossel, os cavalinhos de fibra e a cadeira especial serão devidamente higienizados para evitar a proliferação do Coronavírus. “A decoração será grandiosa, com enfeites por vários espaços do shopping, para que os visitantes sintam o espírito natalino por onde passarem”, antecipa José Borges Neto.
Shoppings tiveram que se adaptar às pressas
A reportagem percorreu alguns shoppings de Goiânia para ver de perto as mudanças que foram feitas para adaptação ao período de pandemia e véspera de Natal. Nas entradas de cada um deles há uma pessoa para aferir a temperatura e equipamentos que disponibilizem álcool gel. O reforço na limpeza também pôde ser percebido.
Na praça de alimentação alguns lugares foram isolados para garantir o distanciamento de dois metros, além de adesivos grudados no chão para orientar os clientes. Dentro das lojas, os provadores foram fechados por tempo indeterminado e o contato físico entre funcionários e clientes está cada vez mais distante. Mesmo assim, em dias como sábado e domingo, ainda há aglomerações em algumas lojas.
Aberturas com restrições
Os shoppings da Capital ficaram por cerca de três meses fechados e foram reabertos em junho com horário reduzido e médias para evitar a proliferação do Coronavírus. O Shopping Flamboyant, por exemplo, adotou medidas como totens com álcool 70%, distanciamento social nas filas e entre as mesas, bloqueio de lugares para redução da capacidade máxima, higienização constante das superfícies e muitas outras medidas já foram adotadas para te proporcionar mais segurança.
Alguns restaurantes aderiram aos cardápios digitais que permitem que o cliente faça seu pedido sem nenhum contato físico, apenas com o celular. Os corredores também ganharam alguns adesivos de orientação de sentido para que as pessoas possam andar sempre na mesma direção, evitando assim, o contato através de cruzamentos.
No último dia 3, foi autorizada a retomada do horário normal de funcionamento dos shoppings da Capital pela Prefeitura de Goiânia, por meio do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus em Goiás. Também foi estabelecido pela Justiça de Goiás que crianças menores de 12 anos poderiam entrar nos shoppings.
Vendas
Com a reabertura em tempo integral, o varejo está preparado para as vendas de fim de ano. Segundo Wanderson Lima, gerente de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia, o empresário precisa estar atualizado com as novas tecnologias e saber utilizar soluções automatizadas que o auxiliem na gestão dos negócios. A expectativa é fomentar a modernização tecnológica do varejo para que o setor possa acompanhar as mudanças digitais de uma forma simples e lucrativa, com gerenciamento automático e inovador.
Em uma enquete da CDL Goiânia, realizada entre as empresas associadas, foram citadas como grandes dificuldades enfrentadas, neste período, a aquisição de sistemas (45%) e a falta de habilidade com ferramentas tecnológicas (25%). A sondagem também revelou que os empresários acreditam que, após a pandemia, seus maiores enfrentamentos serão a baixa quantidade de vendas (44%) e baixo capital de giro (22%).
Por outro lado, sabe-se que o consumidor da atualidade está cada vez mais digital, realizando suas compras via sites de e-commerce e marketplaces. (Especial para O Hoje)