Copa São Paulo não será realizada em 2021
Troféu da Copa São Paulo, o maior torneio de categoria de base do Brasil – Foto: Rodrigo Corsi / FPF-SP
Felipe André
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de categoria de base do país, não será realizado em 2021. A competição é disputada no estado de São Paulo, com diversas cidades-sede, e termina tradicionalmente no dia 25 de janeiro, com a final sendo realizada no estádio Pacaembu, dia que é o aniversário da cidade de São Paulo. O motivo é a pandemia que ainda assola todo o país e a confirmação aconteceu por meio de uma nota oficial nas redes sociais.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) que organiza a competição alegou que não há condições sanitárias para os atletas e para a população. A Copa São Paulo de 2021 iria contar com 128 clubes, de todos os Estados do Brasil, sendo assim cerca de 3800 atletas, além de membros da comissão técnica e diretoria dos times que se espalhariam por todo o estado. A Copinha era disputada ininterruptamente desde 1969.
“É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021”, informou a Federação Paulista de Futebol.
Para não prejudicar os atletas que teriam a oportunidade de disputar esse torneio pela última vez, os atletas que nascem em 2001 vão poder participar na próxima edição. Goiás, Atlético Goianiense, Vila Nova e Trindade seriam os representantes goianos.