Goiânia ganha nova pista de Mountain Bike
Espaço localizado próximo à GO-020 ficará aberto ao público até o final de 2021 – Foto: Cristiano Borges
Goiânia ganhou no último final de semana a sua segunda pista para a prática de mountain bike. Localizada na região sudeste da cidade, próximo ao Autódromo Internacional de Goiânia, a atração conta com mais de 3.670 metros de pista, sendo que 95% do trajeto está inserido em região de mata. A pista é aberta para toda a sociedade e atende um grupo de praticantes amadores da modalidade esportiva que já praticavam o esporte na região.
O novo espaço para a prática do esporte foi desenvolvido pelo campeão pan-americano e mundial master Abraão Azevedo, que pratica o mountain bike desde 1991. Segundo ele, a pista tem um caráter democrático que atende desde os iniciantes até os profissionais. “É uma pista construída para todo os amantes da prática esportiva e da natureza. Ela foi construída com o mínimo de impacto possível natureza, com espaços abertos a mão e que permite o convívio do homem com a natureza de maneira respeitosa”, detalha Azevedo sobre a pista entregue na área do futuro condomínio horizontal Plateau d’Or, empreendimento o Grupo Toctao.
O campeão de mountain bike ainda destaca que a pista tem uma altimetria acumulada de até 40 metros. Para percorrer todo o trajeto, o praticante leva, em média, 25 minutos. “O trajeto não tem obstáculos muito inclinados, apenas três subidas e três descidas mais leves, com uma descida projetada para fluir mais o ritmo do praticante e uma subida mais sinuosa, que exige mais do esportista”, explica Abraão. “O terreno fofo, a área de mata e a umidade da região contribui para tornar o trajeto mais aquecido e exige ainda mais dedicação do praticante”, completa.
A pista ficará aberta para o público até o final de 2021 e conta com rampas com passagens de curva conforme a inclinação do relevo e passagens de tronco. A construção da trilha contou com as etapas de abertura e trilha, criação de obstáculos e sinalização. A pista se junta ao circuito de mountain bike apelidado pelos praticantes da modalidade como “Trilha do Laboratório”, localizado em uma região de mata próximo ao paço municipal. “Essa nova pista é mais sinuosa e exige mais técnica do esportista. É importante ter esse novo espaço porque, quanto mais lugares para a prática, melhor para o esporte”, comemora Abraão.