O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Justiça

Vinícius Cirqueira diz que vai recorrer de decisão que cassa seu mandato

Parlamentar teria utilizado cartões de débito oferecidos pelo seu partido para despesas não comprovadas| Foto: Reprodução/ Marcos Kennedy

Postado em 2 de dezembro de 2020 por Redação
Vinícius Cirqueira diz que vai recorrer de decisão que cassa seu mandato
Parlamentar teria utilizado cartões de débito oferecidos pelo seu partido para despesas não comprovadas| Foto: Reprodução/ Marcos Kennedy

Eduardo Marques

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão monocrática do ministro Alexandre de Morais publicada no último dia 27 de outubro, confirmou cassação do mandato do deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros). A defesa do parlamentar vai recorrer. 

Em janeiro, o colegiado do TRE-GO confirmou, por unanimidade, a cassação do diploma do Vinícius, que foi acusado de captação e gasto ilícito de recursos durante a campanha  de 2018. O processo foi movido pelo Ministério Público Eleitoral devido à não comprovação do gasto de R$ 164,2 mil doados pelo Pros. Dinheiro oriundo dos fundos Partidário e Especial de Financiamento de Campanha.  

O recurso apresentado pelo deputado ao TSE alegou cerceamento de defesa por parte do TRE-GO, argumento rejeitado pelo ministro. Segundo a decisão, há ilegalidade na doação, visto que são válidos como meios de custo de serviços de campanha cheque nominal, transferência bancária ou débito em conta.

O texto também questiona a prestação de contas. “As formalidades exigidas pela Justiça Eleitoral – tal como a obrigatoriedade de abertura de conta bancária específica, emissão de recibo, formas de pagamento – têm como objetivo assegurar a rastreabilidade dos recursos financeiros. Desse modo, a ausência de trânsito dessas verbas em conta específica prejudica, de imediato, a fiscalização de recursos públicos; na hipótese, a unidade técnica do TRE-GO concluiu que restou sem comprovação o valor de R$ 164.273,19″.

Em nota, o deputado estadual Vinícius Cirqueira disse que recebeu com surpresa a decisão monocrática proferida no Tribunal Superior Eleitoral. “Confiávamos que a matéria seria discutida e decidida pelo Plenário do TSE, tendo em conta o ineditismo do tema  e a divergência que o caso gera.”

O parlamentar salienta que confia na Justiça. “Sigo confiando na Justiça e estou certo que provaremos a improcedência dessa acusação.” 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também