Aparecidense e Goianésia entram em campo no primeiro jogo da segunda fase
Das três equipes goianas, apenas o Goianésia estreia na segunda fase atuando como mandante – Foto: Adria Lima/Goianésia
Felipe André
Após os três clubes goianos se classificaram nas três primeiras posições do grupo A-5 da Série D, chegou a vez de começar a segunda fase. Após a fase de grupos, o torneio nacional agora se transforma em mata-mata com jogos de ida e volta, e dos representantes do estado apenas o Goianésia vai atuar como mandante neste fim de semana contra o Gama, enquanto a Aparecidense vai jogar fora de seus domínios contra o Tupynambás.
O Goiânia abriu a segunda fase neste sábado (5) e ficou no empate contra o Atlético-BA fora de casa por 1 a 1. O meio-campista Kaio Wilker marcou para os goianos, que decidem na próxima semana a vaga para a terceira fase, o jogo será no estádio Olímpico, na capital.
O Goianésia terminou na terceira colocação do grupo A-5 e vai enfrentar o Gama na segunda fase. A equipe da capital nacional passa por um grande desmanche e perderam 11 jogadores nos últimos dias, sendo eles: Rodrigo Calaça, Andrei Alba, Filipe Werley, Gilsinho, Emerson, Nunes (foi para o Brusque na Série C), Malaquias, Wanderson “Gordo”, Amaral, Ikaro e Vitor Xavier. Os dois principais goleadores e o goleiro titular estão na lista.
O Gama fechou um acordo com uma empresa, que administra outro clube de Brasília, para conseguir pagar uma parte de uma folha salarial. Mesmo com os desfalques, o time terminou com a segunda melhor campanha na primeira fase, onde chegou a ficar na liderança por boa parte, antes dos problemas salariais e foi campeão estadual em agosto, quando venceu o Brasiliense.
O Goianésia não tem desfalques para esse confronto, mas oscilou nas últimas rodadas após iniciar bem a primeira fase da competição. O time comandado por Luan Carlos recebe o Gama neste domingo (6), às 16h (horário de Brasília), no estádio Valdeir José de Oliveira. A partida de volta será no outro domingo (13), no estádio Valmir Bezerra.
Aparecidense
Líder do grupo A-5 na primeira fase, a Aparecidense herdou a vaga na Série D após a desistência do Crac e planeja homenagear Cocá com o acesso. O ex-presidente e homem forte na equipe faleceu recentemente. O treinador Thiago Carvalho, que começou a competição como auxiliar, ganhou quatro reforços para a segunda fase, sendo eles: o lateral-esquerdo Raphael Soares, o meia Geandro, o atacante Erik Bessa e o zagueiro Felipe Marcelino. Os três primeiros estrearam na última rodada e o defensor está regularizado e deve ficar como opção no banco.
A Aparecidense visita o Tupynambás-MG neste domingo (6), às 16h, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. A equipe mineira terminou na quarta colocação do grupo A-6 e essa é a primeira participação do clube na Série D. No campeonato mineiro o time acabou sendo rebaixado com apenas três pontos conquistados.