Atlético Goianiense completa 30 anos de título nacional
Rubro-negro venceu o América-MG nos pênaltis e conquistou a Série C de 1990 – Foto: Revista Placar
Felipe André
No dia 9 de dezembro de 1990, o Atlético Goianiense se tornava a primeira equipe goiana a conquistar um Campeonato Brasileiro, quando bateu o América Mineiro e levantou o troféu da terceira divisão. Comandados por Homero Cavalheiro, o rubro-negro ficou no 0 a 0 com a equipe mineira e precisou dos pênaltis para se sagrar campeão. Gilson Batata, Luís Almeida e Julio César converteram para o Dragão, enquanto Luís Carlos e Luís Carlos Marins marcaram para os mineiros, que erraram com Fernandão, Palhinha e Ronaldo Luís.
Na foto, da Revista Placar, você pode ver: Da esquerda para a direita. De pé: Ferreira, Marcio Defendi, André, Varta, Renato, Meri, Luiz Almeida, Homero Cavalheiro (treinador), Sílvio Lemos e Sussumo Taia (médico) Agachados: Mussum (massagista), Gilson Batata, Lindomar, Ramon, Marcinho, Silvio, Júlio Cesar, Paulo César Jabuticaba, Sidnei e Zé Valdo.
A Série C de 1990 contou com 30 clubes na disputa, divididos em seis grupos. O Atlético foi sorteado no grupo C ao lado de Vila Nova, Gama, União Rondonópolis e Ubiratan. O rubro-negro venceu todos os adversários com direito a goleada por 4 a 1 sobre o Tigre e 5 a 1 no Ubiratan Esporte Clube. Nas quartas de final voltou a enfrentar o Gama e venceu novamente, na semifinal duelou contra o América-RN e na final teve o América-MG pela frente.
*Com informações do Futebol de Goyaz e site dos Campeões