Congresso dos EUA toma posse. Ratificação da vitória de Biden também acontece nesta semana
Próxima quarta-feira (6/1) deve ser tensa no cenário político estadunidense: Trump poderá ter sua última chance para questionar vitória do democrata | Foto: reprodução/Carlos Barria/Reuters
Nathan Sampaio
O novo Congresso dos Estados Unidos da América, eleito em 3 de novembro do ano passado, está sendo empossado neste domingo (3/1). Na ocasião, alguns deputados e senadores terão mandatos de dois anos, até 3 de janeiro de 2023. Após este domingo, o primeiro compromisso oficial acontece já nesta quarta-feira (6), quando há a reunião para certificar o resultado das eleições presidenciais do país, realizadas também em novembro de 2019, e que elegeram Joe Biden (Democratas) e Kamala Harris como presidente e vice-presidente dos EUA.
Nesta quarta, o atual presidente Donald Trump poderá ter sua última chance para questionar e invalidar a vitória de Bide. Além disso, neste sábado (2), uma tensão já foi apontada quando um grupo majoritário no Senado, formado por 11 senadores republicanos, anunciou que votará contra a certificação da chapa Biden. Os parlamentares opositores vão seguir o que divulga o Trump: que houve fraude nas eleições. A acusação, porém, já foi rejeitada em julgamento de vários recursos apresentados aos tribunais nos últimos meses.
Apesar disso, Biden tem maioria a seu favor na Câmara. O Partido Democrata possui a maioria dos deputados: 222 dos 435. Os republicanos possuem 211 deputados e outras duas cadeiras estão indefinidas. Enquanto o dia não chega, tanto Trump, quanto Biden e Kamala articulam pelos estados do país para conseguir o que desejam.
Caso a confirmação de Biden no Colégio Eleitoral aconteça neste dia 6, a situação deve impossibilitar qualquer tipo de virada e assegurar que o democrata passe a ocupar a Casa Branca, o que acontecerá no próximo dia 20 de janeiro de 2021.